segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Campeões!

Na sala 1 temos andado atarefados a pensar numa forma de nos ajudarmos a cumprir as regras estipuladas. Ou seja, cumprir aquilo que nós próprios combinamos ser necessário para podermos trabalhar num clima de ordem e respeito entre todos.
Mas nem sempre é fácil, sabem?
O nosso grupo é muito grande e é constituído maioritariamente por meninos cheios de energia e ideias e... bom... também de algumas meninas que não gostam de lhes ficar muito atrás...
A verdade é que somos todos muito simpáticos mas às vezes esquecemo-nos de pôr em prática as regras de convivência que criamos.
O Quadro "O que nós Combinamos" está lá, bem à vista, mas faltava motivação para o levar à prática. (este Quadro pode ser atualizado sempre que necessário)

Então, decidimos criar um instrumento de regulação do nosso comportamento, que nos ajudasse a perceber quais os comportamentos que devemos ter para que na nossa sala as coisas corram bem, tal como acontece entre os verdadeiros amigos, que é isso que nós queremos ser! O problema é que andávamos um pouco esquecidos! Percebemos então que, lembrar sempre das regras, não é fácil. É algo que exige esforço...

Chegamos por fim à conclusão que... se exige esforço, é preciso treinar! E quem treina e se esforça para conseguir algo, são os CAMPEÕES! Isso mesmo. O nome do nosso instrumento regulador do comportamento iria chamar-se "Escalada dos Campeões". E pronto, decidimos deitar mãos à obra! 
Aproveitamos umas barras de madeira que já existiam na sala e demos-lhes um destino diferente. Também reutilizamos umas argolas de cartão, as quais personalizamos, para, no final de cada dia, podermos parar para pensar, refletir e avaliar o nosso comportamento e desempenho... 
Em cada dia, cada um de nós dirá se merece ir colocar a sua argola na Barra dos Campeões (na qual põe também uma medalha, que fizemos a partir de cápsulas de café). Se os amigos discordarem, terão de argumentar porquê. 
Mas se, nesse dia, percebermos que nos esquecemos de cumprir as regras... a nossa argola não poderá ter medalha e irá para a Barra dos Esquecidos! A boa notícia é que, no dia seguinte, temos sempre a hipótese de estarmos mais atentos de forma a podermos receber a medalha e ir para a tão desejada Barra dos Campeões!
Este instrumento procura funcionar como um regulador emocional,  promovendo o desenvolvimento da capacidade de auto-regulação, ajudando assim na construção social da moralidade de crianças pequenas. Vamos aguardar pelos resultados!

3 comentários:

  1. como mãe de uma criança da sala um,adorei o nome e o trabalho. acho que os vai cativar a lutar pela medalha;mas também os vai amuar e frustrar quando não conseguirem a medalha

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a iniciativa! tenho a certeza que vai ajudar imenso as crianças no seu comportamento, responsabilidade e fazer deles crianças com melhor desempenho, quer ao nível cognitivo, emocional e comportamental. Não acho, de todo, que fiquem frustados com o facto de haver um dia que não consiguam a medalha!

    ResponderEliminar