sábado, 24 de setembro de 2016

Primeiras impressões e opiniões...

Os primeiros dias no JI de Esporões têm sido bem preenchidos. As crianças recém chegadas começam aos poucos a entrar na rotina diária, mostram-se mais calmas e até curiosas por tudo o que acontece no novo ambiente. A caixa de areia, por exemplo, tem feito as delícias dos mais novos (e não só!)  ;-)

Na turma 1, o grupo manteve-se quase inalterável. Só entraram 3 amigos novos e muito simpáticos que depressa se estão a ambientar à dinâmica da sala. 
Como a maioria do grupo já é finalista, os pedidos e as sugestões de continuidade de alguns quadros de responsabilidade utilizados no ano anterior, já se fizeram sentir e, neste momento, já se utilizam (com as devidas adaptações sugeridas pelas crianças) os quadros de presenças; quadro de aniversários; quadro evolutivo das idades; quadro do tempoquadro de registo do total de presenças; o instrumento de registo da auto-avaliação (como os nossos 3 novos amigos ainda não tinham a argola identificativa utilizada neste último, trataram logo de a decorar); e, como não poderia deixar de ser, a nossa preciosa ferramenta de (auto)regulação comportamental - O Dado da Paz

A rotina diária é feita de momentos sucessivos e distintos entre eles, durante os quais, se exploram atividades diversas. Umas voltadas para a Matemática...
Outras para a Linguagem, Conhecimento do Mundo,...
Na quinta-feira, depois de explorarmos a história "Uma Aventura no Outono"  fomos identificar os primeiros sinais da entrada da nova estação, no nosso recreio. E não é que já havia muitas folhas de árvore no chão? 

Também não faltaram os trabalhos na área da plástica, modelagem, construções, biblioteca, casa das bonecas (jogo simbólico), projetos , ... ou seja, todas as áreas de conteúdo vão sendo trabalhadas de forma articulada. 
Obrigado à Filipa (e à mãe da Filipa!)

A propósito de projetos... o projeto "Tartaruga" tem andado de vento em popa, segundo as opiniões e iniciativas das crianças. 
Neste momento o lago das tartarugas já tem uma nova amiga (que é de plástico e estava na sala 1) para fazer companhia à tartaruga Escurinha (porque senão ela pode ter medo de noite); 
o Simão fez pesquisa em casa, com a mãe, contou e registou o que descobriu sobre tartarugas; 
fizeram-se registos individuais sobre o que teria acontecido à tartaruga Riscadinha e foram dadas sugestões para a resolução do problema do seu desaparecimento;  
apurou-se a solução de resolução mais votada - comprar outra tartaruga - mas... as crianças verificaram que não havia dinheiro ;-) 

Bem, saber esperar é bom e muito educativo. Mas... ontem, no dia do seu aniversário, a Filipa apareceu com uma tartaruga bebé e ofereceu-a ao JI! 
O entusiasmo foi geral! E até já lhe deram um nome:  "Tuga" para rimar com tartaruga.




















Ao participar ativamente no seu processo de aprendizagem, a criança vai mobilizar e integrar um conjunto de experiências, saberes e processos, atribuindo-lhe novos significados e encontrando formas próprias de resolver os problemas, o que lhe permite desenvolver não só a autonomia, mas também a criatividade (OCEPE, 2016)

domingo, 18 de setembro de 2016

Primeiros dias no JI

Nada mal para começo :-)
Apesar de algumas lagrimitas ao início da manhã os primeiros dias no JI de Esporões decorreram de forma serena e recheados de surpresas de vários géneros...

... colheres mágicas cheias de sopinha mágica, colorida e muito docinha. Pois é, porque nos dias especiais deste JI, como o da receção às crianças, os doces podem entrar ;-)

... continuando com a magia, chegou também outra surpresa colorida, moldável e de textura diferente: espuma mágica! E toca a modelar!


Mas as surpresas não têm de ser sempre de comer ou modelar, nem mesmo sempre agradáveis. 
Desta vez, as crianças descobriram que uma das nossas tartarugas, a Riscadinha, desapareceu! Quando fomos lavar o lago das tartarugas, só lá estava a Escurinha!

O que teria acontecido?
- Vamos procurar! disseram algumas crianças.
E os nossos pequenos detetives percorreram todo o espaço exterior do JI e espreitaram para a rua, enquanto chamavam pelo nome da Riscadinha. Até quiseram ir à sala buscar uma lupa! Mas... nem sinal da nossa tartaruga.
Que será que lhe aconteceu?
- Eu acho que alguém deixou o portão aberto e um animal fugiu e veio aqui comer a nossa tartaruga. (Beatriz)
- Parece-me mas é que foi um lobo que veio da floresta e comeu a Riscadinha. (Maria)
- Mas aqui há galinhas. Assim o lobo não precisava de comer a nossa tartaruga. (Filipa)
- Ou se calhar foi uma raposa... (Daniela)
- Eu acho que foi um urso que veio comer a Riscadinha. (Rafael)
- Ou um tigre... (Simão)
- ....

E agora, o que vamos fazer?
- Eu acho que devíamos comprar outra tartaruga para fazer companhia à Escurinha. (Beatriz)

Entretanto, recordamo-nos que as lojas de animais costumam ter só tartarugas bebé.
Será que uma tartaruga bebé pode ir para o lago grande do recreio?
- Vamos pesquisar nos livros da biblioteca (recordaram algumas crianças mais velhas)
- E na internet (Simão)
Combinamos dar seguimento a estas tarefas na próxima semana mas, entretanto, contamos com a ajuda das famílias nesta pesquisa...


Apesar de mal ter começado o ano, na turma das crianças mais velhas já se preparam alguns quadros de registo (como é o caso da Tabela de dupla entrada para registo do número de presenças diárias) e assim se vai preparando e organizando o ambiente educativo da sala.

E há mesmo quem tenha muitas saudades de trabalhar. A Maria e a Joana foram para a Área dos Projetos e fizeram uma casa com jardim e tudo, a partir de materiais reutilizáveis.


A organização do grupo, do espaço e do tempo constituem dimensões interligadas da
organização do ambiente educativo da sala. Esta organização constitui o suporte do desenvolvimento curricular, pois as formas de interação no grupo, os materiais disponíveis e a sua organização, a distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças podem escolher, fazer e aprender. (OCEPE, p.24, 2016)




domingo, 11 de setembro de 2016

Novo Ano,... novo Desafio!

Eis-nos prestes a iniciar mais um ano letivo!

Na manhã da próxima quarta-feira, dia 14, faremos a receção às nossas crianças.

Este ano teremos 31 crianças divididas pelas 2 turmas, com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos de idade. 

Como sempre, serão crianças únicas, com caraterísticas, interesses e necessidades diferentes, marcadas por percursos singulares de vida que devem ser reconhecidos e respeitados por quem as acolhe e, com elas, quer descobrir a beleza e o fascínio do mundo.


Descobrir a riqueza que cada criança traz consigo... aí começa o nosso fantástico desafio!

sábado, 18 de junho de 2016

Festa de Finalistas 2016

Este ano 9 crianças da turma 2 do nosso JI transitam para o Primeiro Ciclo do ensino Básico.

Estão de parabéns a Ana, o João, o Francisco, o Pedro, o Rodrigo, o Rafael, o Diogo, o 
Tomás e o Mateus!


Muito sucesso e muitas felicidades para a nova etapa!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Hum... Waffles!... uma receita saudável e deliciosa!

A mãe do Simão veio à nossa sala fazer uma atividade connosco.
Primeiro desafiou-nos para um jogo engraçado através do qual pudemos perceber que, tal como o arco-íris necessita da variedade de todas as suas cores para poder ser um arco-íris, também nós precisamos de fazer uma alimentação muito variada (neste caso, falámos dos frutos) para podermos crescer saudáveis.
E depois, passamos à ação!

Todos estávamos bem informados acerca do que são os Waffles. Como é costume, fomos com a professora pesquisar na net. Mas esta receita ainda era melhor porque a mãe do Simão substituiu o açúcar por tâmaras, que são muito docinhas, e deixou-nos ir provando os ingredientes da massa dos Waffles.
Ah, e uma coisa importante! Não se esqueceu de nos trazer a receita para que todos pudéssemos acompanhar bem o que íamos fazendo.
Também trouxe aveia, frutos secos e uma grande variedade de frutos frescos para nós podermos conhecer e provar!
 A cozinha do JI ficou com um cheirinho muito agradável! Ninguém resistiu a provar esta iguaria tão saudável e tão gostosa! 
E então com iogurte e frutos por cima... hum... que bom! ;-)
Obrigado D. Brígida! 

As nossas tartarugas já têm uma casa nova!

Estes dias aprendemos uma grande lição.

Andávamos a esquecer-nos de trazer comida para o nosso grilo Mirtilo e... ele morreu. 
Então, depois de refletirmos sobre o sucedido, percebemos que não tínhamos sido responsáveis. É que, quando se tem um animal de estimação, devemos tratá-lo bem. E nós não fizemos isso com o grilo Mirtilo. Gostávamos tanto de o ouvir cantar e nem assim nos lembramos que, sem comida, ele não iria sobreviver.
Ficámos tristes, principalmente a Beatriz, que trouxe o grilo para a nossa sala. 

De repente, lembramo-nos de outra coisa! E as nossas duas tartarugas, a Riscadinha e a Escurinha? 
Será que estão a ser bem tratadas? 
São animais também e estão sob a nossa responsabilidade! 

Percebemos que a comida estava quase a acabar e depois de alguma pesquisa (que tanto gostamos de fazer) decidimos que o aquário onde estavam não era o mais adequado para elas. Então quisemos instala-las numa casa nova. Tinha que ser num sítio maior pois elas não param de crescer!

E tivemos uma GRANDE ($$$ :-o) ideia! Decidimos que o melhor era comprar um lago para tartarugas e enterrá-lo no nosso jardim! Mas... elas assim podiam fugir! Bom, o melhor seria também comprar uma cerca adequada para completar a nossa obra e um grande saco de camarão, bem ao gosto delas...
E agora, nem é preciso perguntar... as tartarugas parecem muuuiiito felizes na nova casa! E nós também estamos felizes por termos percebido como é importante tratarmos bem dos nossos animais e por ver as tartarugas tão bem instaladas!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dia da Criança e... um gesto de Paz!

Na sequência da iniciativa da Fundação AIS, no Dia Internacional da Criança,  as Igrejas Católica e Ortodoxa, juntamente com milhares de crianças cristãs de todas as confissões reuniram-se em várias cidades como Damasco, Alepo, Homs, Tartus ou Marmarita, para rezar pela Paz! E lançaram-nos um desafio...

Realizarmos, também nós... UM GESTO CONCRETO PELA PAZ!

No dia 1 de Junho, convidaram todas as crianças Portuguesas, nas escolas, nas paróquias ou em família, a oferecerem um gesto concreto pela paz na Síria!

E, no nosso JI, foi assim:

Falar sobre a Paz e realizar ações concretas em favor dela, é assunto já muito familiar entre nós. E, claro, não podíamos deixar perder esta oportunidade!

Lançamos mão à obra e cada criança decorou da melhor forma uma pomba e colou-a na t-shirt do JI, como forma de assinalar este nosso gesto pela PAZ e pelas CRIANÇAS DA SÍRIA!
Assim, na Universidade do Minho, pudemos divulgar a nossa mensagem de apelo à Paz na Síria e manifestar o nosso desejo em promover sempre a Paz entre nós e com todos. 
Desejávamos que todas as crianças do mundo tivessem uma manhã fantástica como a nossa.
Vejam só!
 
Foi fantástico!
Mas o nosso dia não ficou por aqui. À tarde, fizemos um desfile pelas ruas da freguesia para continuar a assinalar ao maior número possível de pessoas, o nosso propósito.
No final descobrimos que viver pela paz nos faz sentir bem e felizes! Experimentem! 

Bom e para recuperar as energias depois de um dia tão intenso não há nada como saborear um gelado. Afinal, nos dias especiais até se podem comer coisas doces! ;-)