sábado, 24 de setembro de 2016

Primeiras impressões e opiniões...

Os primeiros dias no JI de Esporões têm sido bem preenchidos. As crianças recém chegadas começam aos poucos a entrar na rotina diária, mostram-se mais calmas e até curiosas por tudo o que acontece no novo ambiente. A caixa de areia, por exemplo, tem feito as delícias dos mais novos (e não só!)  ;-)

Na turma 1, o grupo manteve-se quase inalterável. Só entraram 3 amigos novos e muito simpáticos que depressa se estão a ambientar à dinâmica da sala. 
Como a maioria do grupo já é finalista, os pedidos e as sugestões de continuidade de alguns quadros de responsabilidade utilizados no ano anterior, já se fizeram sentir e, neste momento, já se utilizam (com as devidas adaptações sugeridas pelas crianças) os quadros de presenças; quadro de aniversários; quadro evolutivo das idades; quadro do tempoquadro de registo do total de presenças; o instrumento de registo da auto-avaliação (como os nossos 3 novos amigos ainda não tinham a argola identificativa utilizada neste último, trataram logo de a decorar); e, como não poderia deixar de ser, a nossa preciosa ferramenta de (auto)regulação comportamental - O Dado da Paz

A rotina diária é feita de momentos sucessivos e distintos entre eles, durante os quais, se exploram atividades diversas. Umas voltadas para a Matemática...
Outras para a Linguagem, Conhecimento do Mundo,...
Na quinta-feira, depois de explorarmos a história "Uma Aventura no Outono"  fomos identificar os primeiros sinais da entrada da nova estação, no nosso recreio. E não é que já havia muitas folhas de árvore no chão? 

Também não faltaram os trabalhos na área da plástica, modelagem, construções, biblioteca, casa das bonecas (jogo simbólico), projetos , ... ou seja, todas as áreas de conteúdo vão sendo trabalhadas de forma articulada. 
Obrigado à Filipa (e à mãe da Filipa!)

A propósito de projetos... o projeto "Tartaruga" tem andado de vento em popa, segundo as opiniões e iniciativas das crianças. 
Neste momento o lago das tartarugas já tem uma nova amiga (que é de plástico e estava na sala 1) para fazer companhia à tartaruga Escurinha (porque senão ela pode ter medo de noite); 
o Simão fez pesquisa em casa, com a mãe, contou e registou o que descobriu sobre tartarugas; 
fizeram-se registos individuais sobre o que teria acontecido à tartaruga Riscadinha e foram dadas sugestões para a resolução do problema do seu desaparecimento;  
apurou-se a solução de resolução mais votada - comprar outra tartaruga - mas... as crianças verificaram que não havia dinheiro ;-) 

Bem, saber esperar é bom e muito educativo. Mas... ontem, no dia do seu aniversário, a Filipa apareceu com uma tartaruga bebé e ofereceu-a ao JI! 
O entusiasmo foi geral! E até já lhe deram um nome:  "Tuga" para rimar com tartaruga.




















Ao participar ativamente no seu processo de aprendizagem, a criança vai mobilizar e integrar um conjunto de experiências, saberes e processos, atribuindo-lhe novos significados e encontrando formas próprias de resolver os problemas, o que lhe permite desenvolver não só a autonomia, mas também a criatividade (OCEPE, 2016)

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