domingo, 18 de setembro de 2016

Primeiros dias no JI

Nada mal para começo :-)
Apesar de algumas lagrimitas ao início da manhã os primeiros dias no JI de Esporões decorreram de forma serena e recheados de surpresas de vários géneros...

... colheres mágicas cheias de sopinha mágica, colorida e muito docinha. Pois é, porque nos dias especiais deste JI, como o da receção às crianças, os doces podem entrar ;-)

... continuando com a magia, chegou também outra surpresa colorida, moldável e de textura diferente: espuma mágica! E toca a modelar!


Mas as surpresas não têm de ser sempre de comer ou modelar, nem mesmo sempre agradáveis. 
Desta vez, as crianças descobriram que uma das nossas tartarugas, a Riscadinha, desapareceu! Quando fomos lavar o lago das tartarugas, só lá estava a Escurinha!

O que teria acontecido?
- Vamos procurar! disseram algumas crianças.
E os nossos pequenos detetives percorreram todo o espaço exterior do JI e espreitaram para a rua, enquanto chamavam pelo nome da Riscadinha. Até quiseram ir à sala buscar uma lupa! Mas... nem sinal da nossa tartaruga.
Que será que lhe aconteceu?
- Eu acho que alguém deixou o portão aberto e um animal fugiu e veio aqui comer a nossa tartaruga. (Beatriz)
- Parece-me mas é que foi um lobo que veio da floresta e comeu a Riscadinha. (Maria)
- Mas aqui há galinhas. Assim o lobo não precisava de comer a nossa tartaruga. (Filipa)
- Ou se calhar foi uma raposa... (Daniela)
- Eu acho que foi um urso que veio comer a Riscadinha. (Rafael)
- Ou um tigre... (Simão)
- ....

E agora, o que vamos fazer?
- Eu acho que devíamos comprar outra tartaruga para fazer companhia à Escurinha. (Beatriz)

Entretanto, recordamo-nos que as lojas de animais costumam ter só tartarugas bebé.
Será que uma tartaruga bebé pode ir para o lago grande do recreio?
- Vamos pesquisar nos livros da biblioteca (recordaram algumas crianças mais velhas)
- E na internet (Simão)
Combinamos dar seguimento a estas tarefas na próxima semana mas, entretanto, contamos com a ajuda das famílias nesta pesquisa...


Apesar de mal ter começado o ano, na turma das crianças mais velhas já se preparam alguns quadros de registo (como é o caso da Tabela de dupla entrada para registo do número de presenças diárias) e assim se vai preparando e organizando o ambiente educativo da sala.

E há mesmo quem tenha muitas saudades de trabalhar. A Maria e a Joana foram para a Área dos Projetos e fizeram uma casa com jardim e tudo, a partir de materiais reutilizáveis.


A organização do grupo, do espaço e do tempo constituem dimensões interligadas da
organização do ambiente educativo da sala. Esta organização constitui o suporte do desenvolvimento curricular, pois as formas de interação no grupo, os materiais disponíveis e a sua organização, a distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças podem escolher, fazer e aprender. (OCEPE, p.24, 2016)




Sem comentários:

Enviar um comentário