terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A CAMINHO DO NATAL...

Aproxima-se o Natal e são tantas as ideias e coisas a fazer que realizamos o nosso planeamento em volta deste tema. Esta estratégia de aprendizagem é muito importante para a criança, visto que é considerada como “agente do processo educativo”, a sua participação no planeamento “constitui um meio de formação pessoal e social de desenvolvimento cognitivo e da linguagem” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016, p. 16).
Começamos por construir a nossa árvore de Natal e fazer enfeites para ela, por isso, com lã, cola branca e muitos brilhantes construímos as nossas próprias bolas. 






 Ficou bonita a nossa árvore não ficou?






Agora com o Natal à porta, lembrámo-nos daqueles que mais precisam e então decidimos fazer uma campanha de recolha de alimentos, roupas e brinquedos.
Para isso, fizemos estes caixotes, para colocar os bens. É importante que as crianças demonstrem “atitudes de tolerância, cooperação, partilha, sensibilidade, respeito, justiça, etc. para com as crianças e adultos (outros profissionais e pais/famílias), os/as educadores/as contribuem para que as crianças reconheçam a importância desses valores e se apropriem deles” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016, p. 33).


Fizemos também os nossos próprios pinheiros de Natal. Utilizamos rolos de papel higiénico, tintas, alguns botões e muitos brilhantes.  




1 comentário: