terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A CAMINHO DO NATAL...

Outra história trabalhada:
“NINGUÉM DÁ PRENDAS AO PAI NATAL”
A história do livro “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha, ilustrado por Madalena Matoso, vai ao encontro do projeto que é implementado no grupo, o “Living Peace”. Esta história aborda a cidadania, valorizando a importância dos amigos nas nossas vidas.
Que tal assistirem ao teatro desta história na nossa festa de Natal?? Estão todos convidados!
Escutámos com muita atenção a história e ainda, fizemos a exploração da palavra “Natal”. Identificámos o último fonema da palavra e demos outros exemplos.
É esperado que as crianças se comecem a aperceber que “a língua é não só um meio de comunicação, mas também um objeto de reflexão, promovendo uma tomada de consciência cada vez mais complexa e estruturada sobre a forma como é constituída, e como se organizam os seus elementos” (OCEPE, 2016, p. 64).
Todos podemos ser o Pai Natal!


BOLACHINHAS DE NATAL!

Mais uma atividade de culinária, somos cá uns cozinheiros, já viram?
Desta vez fizemos bolachas de Natal, ficaram deliciosas. 






Decidimos fazer um registo escrito da receita das bolachas de Natal, utilizamos para isso a escrita e o desenho. A realização deste tipo de registo, com o devido acompanhamento do adulto, “além de permitir uma compreensão gradual da escrita e das suas características, por parte da criança, vai conduzir a alguma autonomia na sua utilização” (OCEPE, 2016). 

E ainda...

NEVOU NA NOSSA SALA!

Estamos no Inverno e está cá um frio, em alguns locais chega mesmo a nevar. Tínhamos grande vontade de ver, tocar e sentir neve, mas não foi possível porque na nossa cidade não é habitual nevar.
Mas, como a nossa área do conhecimento do mundo é muito rica, e “assenta no contacto com a metodologia própria das ciências para fomentar nas crianças uma atitude científica e investigativa” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016, p. 86). Descobrimos que existem experiências que nos permitem reproduzir elementos do nosso meio físico, como a neve.
Realizamos então neve artificial, juntando bicarbonato de sódio e amaciador do cabelo. 

No final da atividade, através do desenho, realizámos o registo da realização de neve artificial. Visto que, segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, a sistematização é uma das etapas constituintes do processo de desenvolvimento da metodologia científica.

Por aqui não há mesmo tempo a perder!
Planeamos ainda a realização de alguns trabalhos para a nossa sala, aproveitamos assim os nossos tempos de trabalho para a realização de alguns projetos referentes a este tema.
Aqui ficam alguns… 






Sem comentários:

Enviar um comentário