sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O que faria eu?

A quadra do Natal é mágica. Não são precisas grandes introduções ou motivações para que o tema surja em força. As vozes das crianças sobrepõem-se entusiasmadas, todos querem falar deste tema especial: São as prendas! - disseram alguns - Faz-se o pinheiro e o Presépio! - Eu vou escolher cinco prendas - disse alguém. Mas, afinal, porque é que se faz esta festa tão importante? Ah, é a festa de anos de Jesus! - Ufa! Que susto! Ainda bem que ainda se lembram do verdadeiro motivo da festa!
O melhor é fazermos um quadro de Tarefas de Natal, concordaram todos. Há muita coisa em que pensar, construir, enfeitar, ensaiar, ouvir...
Uma das coisas que quiseram fazer foi ouvir histórias de Natal. A primeira a ouvir (e ver) foi a história da "Menina Vendedora de Fósforos".
- "É uma história um bocado triste"; "Coitada da menina"; Por que é que ninguém lhe comprava fósforos?; - o diálogo foi extenso. Perceberam que a menina era pobre e não tinha família e que no mundo também há muitas crianças assim. Também perceberam que o final era triste porque a menina morreu. No entanto, foi-lhes proposto um desafio: cada um iria pensar no que faria se encontrasse a menina vendedora de fósforos, na rua. Afinal, se quisermos, podemos mudar o mundo se cada um de nós levar um pouco de alegria aos outros!
Cada criança fez o registo da resposta ao desafio proposto.

Como não poderia deixar de ser, as crianças manifestaram uma enorme sensibilidade e generosidade sincera nas respostas que deixaram:

"O que faria eu se encontrasse a menina vendedora de fósforos, na rua?"

João Afonso: "Eu levava-a para a minha casa."
Sofia: "Levava-a para a minha casa, dava-lhe comida e brincava com ela. Eu acendia a lareira e depois ela dormia comigo."
Rúben: "Levava-a para casa, acendia o aquecedor para ela se aquecer."
Miguel: "Levava-a para a minha casa e ligava o aquecedor para ela ficar quentinha. Brincava com ela."
Gonçalo: "Eu dava-lhe umas asas e ela voava para a avó."
André: "Levava-a para a minha casa, depois punha-lhe um cobertor."
Mateus: "Levava-a para a minha casa."
Raquel: "Eu levava a menina dos fósforos para a minha casa e brincava com ela."
Mariana: "Levava-a para a minha casa e dava-lhe de comer e metia-a na cama."
Afonso: "Dava-lhe uma manta e se a menina caísse, eu ajudava-a."
Simão: "Eu dava-lhe uma cama e um cobertor."
Filipe: Levava-a para a minha casa, dava-lhe comida e uma prenda e umas meias quentinhas."
Vicente: "Levava-a lá para casa, dava-lhe comida, deixava-a dormir na parte de baixo da minha cama e brincar com os meus brinquedos e trabalhar com os meus trabalhos de casa. Podíamos jogar os dois."
Carlos: Levava-a para a minha casa, aquecia-a, dava-lhe comida e água e arranjava um quarto para ela."
Rodrigo: Eu dava-lhe um casaco e uma casa."
Gabriel: "Dava-lhe um cobertor, uma bolinha e levava a menina para a minha casa e deixava-a aquecer-se à lareira."
Duarte: Eu levava-a para a minha casa."
Pedro: Levava-a para minha casa, dava-lhe comida e arranjava-lhe uma cama."
Margarida: "Levava-a para a minha casa, dava-lhe de comer e aquecia-a."
Anna: Eu levava-a para a minha casa, dava-lhe comida e uma cama."
Tiago: "Eu levava-a para a minha casa e dava-lhe comida. Dizia-lhe que, quando chegássemos a casa, eu ligava o aquecedor."
Lucas: "Levava-a para minha casa, dava-lhe comida, de beber e deixava-a dormir na minha cama."

Da exploração desta história, resultou a proposta de lançamento da Campanha de Angariação de Alimentos não Perecíveis que reverterá em favor da Despensa Solidária da Freguesia!

1 comentário:

  1. É tão bom ler estes testemunhos destas crianças. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar