sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"Nham - Nham!"

Estivemos a rever a história que as professoras da biblioteca de Nogueira, há tempos, nos vieram contar. É uma história muito interessante porque nos faz pensar em várias coisas, todas elas importantes. Por isso, resolvemos ir busca-la outra vez. 
Desde logo, é uma história que nos permite compreender, interpretar, orientar-nos e integrarmo-nos no mundo que nos rodeia. Através dela pudemos trabalhar a Área do Conhecimento do Mundo que abarca o início das aprendizagens das diferentes ciências naturais e humanas.
Recontamo-la, interpretamo-la e estabelecemos correlações com outros conhecimentos já adquiridos previamente. Depois, registamos as nossas novas descobertas.






No entanto, não nos ficamos só por desenvolver competências na Área do Conhecimento do Mundo. Através desta história , tão simples, ainda desenvolvemos outras noções: 
  • abordagem à escrita - regras do código escrito (os sinais de pontuação: o ponto de interrogação ?)
  • linguagem oral - perguntas e respostas (uma história de repetição, onde a cada pergunta se segue uma resposta)
  • a matemática - sequência numérica (os 12 personagens da história)
  • a matemática - numerais ordinais (quem foi o primeiro, o segundo, o terceiro...  até ao último a entrar nesta história?)
Deixamos aqui um grande obrigado às professoras Ângela e Manuela da biblioteca de Nogueira que nos proporcionaram tantas descobertas!

1 comentário:

  1. Nós é que agradecemos o carinho com que nos recebem sempre. Parabéns pelo trabalho que desenvolvem com as crianças.

    ResponderEliminar