quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Surpresa!

Ontem a sala 1 recebeu uma surpresa para a biblioteca. Logo de manhã, as crianças repararam que a mesa da biblioteca tinha uma nova prateleira, na parte de baixo. Para que seria? Depois de uma conversa acerca do tipo de coisas que se podem ler numa biblioteca (estivemos também a recordar a visita à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva com algumas crianças que nela participaram), chegaram à conclusão de que, para além dos livros, numa biblioteca também se podem ler revistas e jornais. Isso mesmo! A surpresa era nada mais, nada menos, que 5 revistas para a infância.

De facto, no pré-escolar, as crianças devem ter a oportunidade, através do ambiente e da atitude do educador, de familiarização com o código escrito. É que a leitura e a escrita fazem também parte do quotidiano familiar de muitas crianças onde elas vão aprendendo desde cedo para que serve ler e escrever. Por isso, tem todo o sentido que no JI surjam oportunidades de viver igualmente esse tipo de experiências. 
Conforme está previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, onde o contacto com o texto manuscrito e impresso nos seus diferentes formatos, o reconhecimento de diferentes formas que correspondem a letras, a identificação de algumas palavras ou de pequenas frases, permitem uma apropriação da especificidade do código escrito (1997, p. 70), assim se pretendeu diversificar os suportes de texto escrito na nossa sala como forma de levar as crianças a compreenderem a necessidade e as funções da escrita. Desta forma, paralelamente ao que se vai escrevendo quotidianamente na presença das e com as crianças e afixando nas paredes, o investimento na diversificação dos suportes escritos vai paulatinamente favorecendo a emergência do código escrito.
E as descobertas foram várias. Por entre as letras, palavras e frases das revistas, havia imagens bem conhecidas das crianças, histórias engraçadas e jogos! Jogos com letras, números, labirintos e muito mais! Alguns quiseram experimentar fazê-los.


Sem comentários:

Enviar um comentário