sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A nossa Exposição de "Bouquets de Paz"

A educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores, que não se “ensinam”, mas se vivem e aprendem na ação conjunta e nas relações com os outros (OCEPE).

Foi com esta certeza que nos lançamos (docentes e a estagiária Margarida) com as crianças neste projeto de recriação da obra de Picasso Bouquets of Peace, cientes de que é através da inter-relação com os outros e com o meio que a criança vai aprendendo a atribuir valor aos seus comportamentos e atitudes e também aos dos outros. 

Durante a preparação partilhamos as nossas conceções sobre o significado da Paz e registamos pequenas vivências de paz nas quais exemplificamos como fazer para "ser amigo".

Depois de muita preparação chegou, finalmente, o dia de irmos à Escola Secundária Alberto Sampaio, para não só montarmos a nossa exposição com a ajuda de colegas desta escola como também de pintarmos "a meias" pequenos bouquets de paz, que íamos trocando entre todos os que nos envolvemos na atividade e também com quem se abeirava para saber do que se tratava...




Para as crianças é muito importante a força da comunidade e o acautelamento da continuidade educativa. O trabalho em equipa, entre educadoras, professores e alunos de outros níveis de ensino, pode ser facilitado se houver condições organizacionais que o favoreçam, o que é fácil acontecer quando todos pertencemos ao mesmo agrupamento. ;)


Neste caso, o trabalho conjunto entre educadores e professores foi incentivado e previsto a nível vertical, no âmbito do projeto Living Peace. Entendemos como muito salutar a convivência e colaboração que, através desta atividade, alunos de idades tão díspares puderam experimentar. Foi uma experiência verdadeiramente maravilhosa!


Vale a pena ir visitar a nossa exposição!



sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Difundir os valores da Paz através da arte!

A incursão pelo mundo artístico tem sido muito divertida. Com ela temos desenvolvido uma multiplicidade de competências nos vários domínios do saber.


Desta vez, descobrimos o artista Pablo Picasso. Falamos um pouco da sua vida e obra e conhecemos uma das suas obras mais simples, mas tão bonita e importante para nós, porque tem a ver com a Paz! 

Ser artista é uma coisa muito importante. Fazem-se obras muito bonitas e que transmitem mensagens às outras pessoas. E esta, é mesmo especial, porque com ela o Picasso conseguiu lembrar muita gente da importância da paz. E nós queremos fazer o mesmo!

Cada um pensou, pensou,... e decidiu como fazer/recriar o bouquet da Paz, de Picasso. Definiram-se os materiais e descobrimos alguns que, pela sua forma natural, faziam lembrar uma flor, quando carimbados.


Pusemos mãos à obra cheios de entusiasmo. Afinal também somos artistas!




Assim, a partir da próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, vamos fazer uma exposição de Bouquets da Paz, na Escola Secundária Alberto Sampaio. 

Estão, por isso, TODOS CONVIDADOS! 😉



quarta-feira, 14 de novembro de 2018

De que cor é um beijinho?

Continuando a falar e a "trabalhar" as EMOÇÕES...

Mas sem esquecer que podemos trabalhar várias áreas de desenvolvimento em simultâneo! 😉


Por isso, decidimos descobrir de que cor era o beijinho e quantificar as nossas preferências.

Ficou claro que a opinião: Um beijinho é de todas as cores - ganhou!

Com batons de várias cores, pintamos os nossos lábios de acordo com as opiniões expressadas, imprimimos os lábios numa folha e depois... toca a completar a cara, com direito a cabelo e tudo! E assim a noção de esquema corporal vai melhorando...

Para os cabelos, utilizamos a lã. Saber pegar e utilizar corretamente a tesoura faz parte do desenvolvimento da coordenação motora. 

E às vezes há coincidências. Hoje era dia de termos uma sessão com as enfermeiras da equipa da Saúde Escolar. E, adivinhem qual era o tema? As emoções! 😃

terça-feira, 13 de novembro de 2018

De mãos dadas com a arte e as emoções!


Com o intuito de trabalharmos a cor dos afetos, no âmbito do projeto Living Peace, iniciamos o dia de hoje com a leitura deste livro.


A Minimoni, personagem principal do livro, andava à procura da cor de um beijinho e nós decidimos ajudá-la. 

Para isso recorremos ao artista contemporâneo Damien Hirst, de Inglaterra, que nos ajudou a descobrir uma técnica super giratória! - "Spin Painting"


Depois foi a nossa vez de experimentar! 😃😉





Aguardem as cenas dos próximos episódios!!!! 😉

domingo, 11 de novembro de 2018

Outono adentro...

 Estas são apenas algumas atividades em que nos envolvemos ao longo dos últimos tempos ;)







Fomos à Quinta Pedagógica de Braga! 

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

"Alimentando" as nossas ideias! ;)

Durante um dos debates em grande grupo falamos das escavações que se fazem para descobrir vestígios de dinossauro. E assim, o projeto continua... 


Vamos assim de descoberta em descoberta até porque na educação Pré-Escolar o desenvolvimento da área do Conhecimento do Mundo assenta no contacto com a metodologia própria das ciências para fomentar nas crianças uma atitude científica e investigativa.  


Aqui estamos nós, pequenos cientistas, a colaborar numa experiência muito divertida.

 Como tudo serve para trabalhar os diferentes domínios do saber até as espetadas de fruta que fizemos no dia da Alimentação serviram para trabalhar a matemática (padrões) e não só...

Começando a perceber as normas da codificação escrita, a criança vai desejar reproduzir algumas palavras (o seu nome, o nome dos outros, palavras e/ou frases que o/a educador/a escreve, etiquetas, etc.). Aprender a escrever o seu nome tem um sentido afetivo para a criança, permitindo-lhe fazer comparações entre letras que se repetem noutras palavras e aperceber-se de que o seu nome se escreve sempre da mesma maneira. (OCEPE, p.70)


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Descobrir... fazendo!

A organização do grupo, do espaço e do tempo constituem dimensões interligadas da organização do ambiente educativo da sala. Esta organização constituiu o suporte do desenvolvimento curricular, pois as formas de interação no grupo, os materiais disponíveis e a sua organização, a distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças podem escolher, fazer e aprender. (in, OCEPE, p.24)

Foi o que fizemos na nossa sala. Reformulamos alguns quadros (Presenças; Idades, "Presentes/Ausentes"; Diário da sala; Tarefas).
Como era muito trabalho decidimos dividir as tarefas. Como podem ver nas fotos trabalhamos de forma transversal todas as áreas de desenvolvimento das Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar.

O G. trouxe uma novidade do seu fim de semana. Foi ao Parque dos Dinossauros, que fica na Lourinhã.
Todos ficaram entusiasmados e quiseram saber mais sobre os dinossauros. Assim surgiu o nosso novo projeto "Dinossauros". 
 Já começamos a pesquisar e a trazer de casa materiais para partilharmos com os amigos e nos enriquecermos todos! Até já pedimos para irmos um dia ao Parque dos Dinossauros! Está combinado!

Outra novidade que vos queremos contar é que no dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Depois de percebermos que os dinossauros só comiam comida saudável quisemos, também nós, descobrir aquilo que nos faz bem à saúde.

Como já dissemos trabalhamos muitas áreas do saber. 
Vejam só que aplicados estamos :)

 

     Iniciamos os nossos portefólios. 
 

Estamos tão cansados ;) mas muito satisfeitos! Agora vai-nos saber bem o fim de semana!