sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A nossa Exposição de "Bouquets de Paz"

A educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores, que não se “ensinam”, mas se vivem e aprendem na ação conjunta e nas relações com os outros (OCEPE).

Foi com esta certeza que nos lançamos (docentes e a estagiária Margarida) com as crianças neste projeto de recriação da obra de Picasso Bouquets of Peace, cientes de que é através da inter-relação com os outros e com o meio que a criança vai aprendendo a atribuir valor aos seus comportamentos e atitudes e também aos dos outros. 

Durante a preparação partilhamos as nossas conceções sobre o significado da Paz e registamos pequenas vivências de paz nas quais exemplificamos como fazer para "ser amigo".

Depois de muita preparação chegou, finalmente, o dia de irmos à Escola Secundária Alberto Sampaio, para não só montarmos a nossa exposição com a ajuda de colegas desta escola como também de pintarmos "a meias" pequenos bouquets de paz, que íamos trocando entre todos os que nos envolvemos na atividade e também com quem se abeirava para saber do que se tratava...




Para as crianças é muito importante a força da comunidade e o acautelamento da continuidade educativa. O trabalho em equipa, entre educadoras, professores e alunos de outros níveis de ensino, pode ser facilitado se houver condições organizacionais que o favoreçam, o que é fácil acontecer quando todos pertencemos ao mesmo agrupamento. ;)


Neste caso, o trabalho conjunto entre educadores e professores foi incentivado e previsto a nível vertical, no âmbito do projeto Living Peace. Entendemos como muito salutar a convivência e colaboração que, através desta atividade, alunos de idades tão díspares puderam experimentar. Foi uma experiência verdadeiramente maravilhosa!


Vale a pena ir visitar a nossa exposição!



Sem comentários:

Enviar um comentário