sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Uma semana atarefada e muito participada por crianças e adultos!

Já temos vindo a partilhar convosco que a aprendizagem da criança se realiza de forma própria , como um todo, atravessando um amplo leque de domínios do saber. E a articulação entre estas áreas de desenvolvimento e aprendizagem tem como base o reconhecimento de que o brincar é a atividade natural da iniciativa da criança que revela a sua forma holística de aprender.

Nesse sentido  o trabalho que desenvolvemos integra intencionalmente todas as essas vertentes. É o que acontece quanto realizamos atividades que promovem simultaneamente a linguagem (oral e escrita), a formação Pessoal e Social, as artes visuais e... por aí fora.

Esta semana, por exemplo, lançamos a Campanha de Apoio às Crianças Necessitadas (e contamos com a colaboração atenta dos pais 😉)...

Construímos e iniciamos o Calendário do Advento (pintamos e decoramos as molas que seguram as suas surpresas ..., numerámo-las e fizemos a contagem pelas ordens crescente e decrescente... )

Conhecemos a história do Camilo, um Camelo na Selva, contada e encenada pela Inácia Cruz. Foi um sucesso, adorámos! Depois recontamos a história e desenhamos as partes que gostamos mais.

E depois... mais uma surpresa! A Margarida lembrou-se de nos trazer uma ideia nova, muito engraçada e diferente de brincar com... Tinta!
Ao som de uma música, que representava as emoções alegria, tristeza, medo e raiva, as crianças iam atirando tinta (técnica action paintings), conforme a emoção transmitida pela música, num suporte de plástico, que estava preso em duas mesas.

E foi ver quem se divertia mais! Umas crianças, deitadas no chão, observavam os salpicos que caíam no plástico transparente. As outras, divertiam-se a atirar, espalhar, esfregar,... a tinta por cima do plástico. Depois trocaram as posições!



Mas a semana ainda não tinha acabado 😀😉!
É que a relação que a educadora estabelece com cada família centra-se na criança e tem em conta que são coeducadores da mesma criança.Importa, então, que se realize um planeamento de estratégias diversificadas que permitam que todos participem. 
Por isso, hoje foi assim. Ora vejam só!




Que beleza de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário