quarta-feira, 1 de maio de 2019

Entre passos e... descompassos :)


A dificuldade de acompanhar o passo alegre e ritmado das crianças em ação, protagonistas da sua própria aprendizagem, resulta por vezes no descompasso adulto quando tenta conciliar várias tarefas em simultâneo. É que a dinâmica diária do jardim de infância acontece entre intenções, planificações, projetos, execuções, opiniões, muito boa disposição e brincadeira, o que, por vezes, não deixa grande tempo para a captação de imagens ou publicações no blog 😊

Bom, a verdade é que, em tempos de muita azáfama (também extra jardim de infância), a prioridade recai no trabalho com as crianças. Mas é com muita alegria que na primeira oportunidade o partilhamos (também desta forma) com as famílias das crianças e os amigos que aqui nos visitam. 

Deixamos, por isso, registos de algumas das últimas atividades:

Esta (a par da festa para a mãe) tem sido das atividades de articulação com a família mais marcantes para as crianças. É um espaço único de relação entre pai e filho, intercalada por momentos de forte relação dual com momentos de convívio animado com todos os outros pais/filhos.
A preparação da festa não é menos importante. Com a educadora, as crianças planificam e organizam os detalhes e, como não poderia deixar de ser, a articulação entre as áreas de desenvolvimento e aprendizagem, está sempre presente.

Os momentos de articulação entre o pré-escolar e o 1º Ciclo vão-se repetindo ao longo do ano e são sem dúvida muito ricos para o estreitar de relacionamentos, saberes e descobertas entre todos.
Esta atividade foi pensada particularmente para as crianças finalistas na medida em que contribuiu para que as transições possam ser vividas positivamente. Porém, apoiar a transição e assegurar a continuidade não significa antecipar as metodologias e estratégias de aprendizagem consideradas próprias da fase seguinte [...] como por exemplo, começar a fazer no jardim de infância atividades consideradas como características do 1.º ciclo. Trata-se antes de proporcionar, em cada fase, as experiências e oportunidades de aprendizagem que permitam à criança desenvolver as suas potencialidades, fortalecer a sua autoestima, resiliência, autonomia e autocontrolo, criando condições favoráveis para que tenha sucesso na etapa seguinte. (OCEPE, p. 97)

O tema da Páscoa pode ser um ótimo pretexto para despoletar uma atividade de estimulação sensorial! 
 Colorir um ovo de Páscoa, de forma divertida e original, tornou-se apenas no culminar de uma atividade enriquecedora e muito prazerosa! 

Ciência p'ra que te quero! 😉


De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, a finalidade essencial da área do Conhecimento do Mundo é lançar as bases da estruturação do pensamento científico, que será posteriormente mais aprofundado e alargado, importa que haja sempre uma preocupação de rigor, quer ao nível dos processos desenvolvidos, quer dos conceitos apresentados, quaisquer que sejam os aspetos abordados e o seu nível de aprofundamento. É essencial que se vá construindo uma atitude de pesquisa, centrada na capacidade de observar, no desejo de experimentar, na curiosidade de descobrir numa perspetiva crítica e de partilha do saber. (p. 86)

Sem comentários:

Enviar um comentário