sábado, 16 de março de 2019

E foi assim a Semana da Leitura...

"Hoje leitor, amanhã leitor!”

Consta assim no site da Rede de Bibliotecas Escolares:

Durante a semana de 11 a 15 de março, as escolas são convidadas a desenvolver atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo. 

Na nossa escola correspondemos ao convite da RBE festejando intensamente a leitura num animado e amplo sentido que visou sempre corresponder aos interesses e caraterísticas das crianças mas que pretendeu também alargar os seus horizontes literários e literácitos. Com as crianças voamos através da palavra dita, da escrita, do diálogo, da partilha de saberes,  de haveres, de emoções... 
Até porque há tantas formas de ler, de comunicar, de aprender, de criar, de amar! 

Segunda-feira - a abertura da Semana da Leitura começou em grande com a preciosa colaboração da professora Sónia (que leciona Inglês ao 1º Ciclo) que nos contou uma  animada história em inglês, acompanhada de sugestivas ilustrações. Foi uma atividade muito animada e sobejamente explorada com as crianças 😉 (mas não dispomos de imagens 😕) 

Terça-feira - foi a vez de assistirmos a uma sessão de teatro na escola - CIA&Nós as Duas - que aconteceu dentro de uma enorme tenda montada para o efeito! (mas esta encantadora aventura também não foi fotografada 😏 )


Da parte da tarde, o J., aluno do 3º ano da EB de Nogueira, veio à nossa sala, munido de livros e belos exemplares de dinossauros, falar-nos desses gigantes extintos. Sim, porque ele já sabe que quer ser paleontólogo! 
Todos prestaram a máxima atenção a este colega pouco mais velho mas com tantos conhecimentos acerca do tema do projeto de eleição da nossa sala! Respondeu às perguntas das crianças e no fim emprestou os 4 exemplares de dinossauro (tamanho XL😮) que, já se adivinhava, ficaram a povoar o Território dos Dinossauros, já em fase adiantada de construção!


Quarta-feira - mas a viagem pelo mundo das palavras também passou por momentos de articulação com as outras turmas da escola. Neste dia, os alunos do 1º ano surpreenderam-nos com animadas lengalengas e trava-línguas. 

Quinta-feira - logo de manhã a mãe do S. veio contar-nos uma história engraçada sobre um lobo que aprendeu a controlar os seus sentimentos. No final fizemos o registo gráfico desta história. Belo momento de articulação JI-Família! 
O período da tarde deu lugar a outra atividade de articulação. Desta vez, com a turma do 3º ano que fez um teatro sobre o importante tema da reciclagem e sustentabilidade ambiental.

Sexta-feira - Dia do encerramento da Semana da Leitura. Cada turma da EB/JI de Esporões preparou uma surpresa para as restantes. Mais uma atividade de articulação muito rica e significativa para todos!



Sábado - a Semana da Leitura só terminou verdadeiramente com a participação de 4 crianças no recital de poesia Ondinhas de Poesia da organização da Rede de Bibliotecas de Braga, em parceria com o Município de Braga e vários parceiros locais. Parabéns aos nossos pequenos declamadores! 




Sem comentários:

Enviar um comentário