sexta-feira, 1 de março de 2019

O projeto dos dinossauros tem despertado o interesse das crianças, a começar pelas mais novas. 
O trabalho orientado pelos interesses das crianças, deixando que sejam protagonistas da sua própria aprendizagem, tem destas coisas. O envolvimento é natural, a motivação intrínseca dispara 😃 em força e o empenho genuíno na atividade abrange as crianças dos vários grupos etários.
- Quero fazer árvores para o território dos dinossauros - disse o S., de 3 anos. - Dá-me a tesoura, eu corto!"

Os mais velhos envolvem-se também dando vida ao seu imaginário...
- Vou fazer um helicóptero com desenhos de dinossauros e uma parte atrás que ninguém sabe se tem dinossauros. - disse o R.

Trazem de casa dinossauros para partilhar com os colegas e povoar o território (que vai crescendo e ficando cada vez mais denso).

Mas há tempo para tudo. A articulação com as turmas  do 1º Ciclo também é importante. Desta vez, fomos declamar um poema à sala do 1º ano.

Com o Carnaval à porta, não houve tempo a perder. Sem modelos impostos, cada criança escolheu e utilizou livremente os materiais disponíveis para as suas criações. Este ano a predilecção recaiu sobre os pratos de papel. Mas nem todos foram por essa opção... 😉 

E o resultado foi fantástico! As produções das crianças condizem mesmo com elas, não há uma igual à outra 😊

A semana terminou com a festa de Carnaval, em articulação com os colegas do 1º Ciclo. Os primeiros momentos foram saboreados na sala, onde cada um apresentou o personagem encarnado, de acordo com a sua preferência. 

Depois, o momento conjunto com toda a escola!




1 comentário:

  1. Estão tão giros assim mascarados estes meninos!
    E mesmo a área dos dinossauros... Espetacular!

    Continuem o excelente trabalho! Tenho a certeza que os meninos estão a crescer da forma mais feliz possível e isso é o mais importante!

    Um beijinho grande a todos!

    ResponderEliminar