sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Dia Escolar da Não Violência e da Paz em Esporões!

No rumo do Projeto Living Peace lançámo-nos na comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz e na realização de uma Exposição sobre a Paz porque acreditamos firmemente na necessidade de uma pedagogia da paz, baseada na coerência entre teoria e prática, princípios e ações, valores e experiências. “Viver a Paz”, não “ensinar a Paz” ou, muito menos, “Impor a Paz”. Urge, sim, experimentá-la, todos os dias.

Então justifica-se o caminho efetuado com nossas crianças. Com a ajuda de uma preciosa ferramenta – o Dado da Paz – encetaram um percurso educativo que estimulou mudanças pessoais e comunitárias, despertando o que cada uma tem de melhor. 

Este recurso didático simples, lúdico e eficaz, é lançado diariamente ao início da manhã e já faz parte do quotidiano das crianças. Em cada face do dado há uma frase correspondente a um valor de paz, acompanhada de um desenho que ajuda a compreender melhor o seu significado. E, durante o dia, todos se comprometem a cumprir a frase sorteada.

Viver a Paz! Proposta desafiadora, tão cheia de sentido e de esperança. Coloca-nos lado a lado com as crianças, num projeto que é de todos e feito, não PARA todos, mas COM todos.
Este é um projeto que inverte sentidos, que considera a agência das crianças, torna-as parceiras e protagonistas, transforma-as a partir de dentro, desafia positivamente a escola na condução do sentido motivacional dos seus alunos.


Comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz
Exposição sobre a Paz na EB/JI de Esporões

Atividade em articulação com os colegas do 1º Ciclo


O convite de colaboração (através da realização de uma atividade com a turma do filho/a) endereçado às famílias, para reforçar o empenho de todos na vivência da paz, resultou 8no que toca à nossa turma) numa atividade muito interessante que constou da elaboração de um painel/faixa, para embelezar a sala das Atividades de Apoio à Família, no qual as crianças puderam livremente e em simultâneo representar graficamente as suas vivências de paz, símbolos alusivos,etc. 
Ficou realmente muito bonito e conforme o gosto das crianças!



Sem comentários:

Enviar um comentário