domingo, 10 de fevereiro de 2019

Crianças construtoras da sua própria aprendizagem...

Dizem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar que numa dinâmica de interação, em que se articulam as iniciativas das crianças e as propostas do educador, brincar torna-se um meio privilegiado para promover a relação entre crianças e entre estas e o/a educador/a, facilitando o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais e o domínio progressivo da expressão oral. Proporciona, de igual modo, outras conquistas, tais como, ter iniciativas, fazer descobertas, expressar as suas opiniões, resolver problemas, persistir nas tarefas, colaborar com os outros, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o gosto por aprender, que atravessam todas as áreas de desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, constituindo condições essenciais para que a criança aprenda com sucesso, isto é, “aprenda a aprender”. 


As descobertas e o saber fazer de umas enriquecem e impulsionam a motivação de outras crianças. Quem diria que, por exemplo, os dinossauros representados no quadro da sala, por duas crianças de 6 anos, iriam motivar uma outra, de 4 anos, a aprimorar (representação a vermelho) a sua capacidade de representação gráfica?
Estes exemplos constatam-se diariamente na sala, durante a dinâmica do JI. A existência de grupos com crianças de diferentes idades acentua a diversidade e enriquece as interações no grupo, proporcionando múltiplas ocasiões de aprendizagem entre crianças. (OCEPE)


Consta ainda nas orientações para o pré-escolar que no trabalho com crianças o educador apoia as atividades escolhidas por elas e a realização das que propõe; valoriza de forma empática os trabalhos apresentados pelas crianças, as suas descobertas e as soluções que encontram para resolver problemas e dificuldades; estimula quem tem mais dificuldade em partilhar o que pensa; modera debates e negociações; propõe ainda ideias que levem as crianças a terem vontade de melhorar o seu trabalho.


Porque o desenvolvimento da criança se processa como um todo, a definição de quaisquer áreas de desenvolvimento e aprendizagem representa apenas uma opção possível de organização da ação pedagógica, devendo as diferentes áreas ser abordadas de forma integrada e globalizante
O exemplo abaixo - atividade de exploração do nome próprio - é apenas um dos muitos possíveis para ilustrar como, numa só atividade, se exploraram noções decorrentes de vários domínios (linguagem oral e escrita, matemática, coordenação olho-mão, artes visuais, concentração, persistência,...)



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