quarta-feira, 5 de junho de 2019

Ser FELIZ? Sim! Mas, com o(s) outro(s)...

É realmente verdade que, quando nos descentramos de nós mesmos e dos nossos interesses, a nossa felicidade duplica. Pelo menos é isso que as crianças têm experimentado (e os adultos também 😉).

Ter consciência do que somos e como somos, conhecer os nossos interesses, capacidades mas também os nossos limites, enriquece-nos e faz-nos crescer. 

Porém, que valor teria tudo isso, se não reconhecermos que há outro(s) diferente(s) de nós, que também têm interesses, limitações, necessidades,...? 

Foi nessa certeza que aderimos ao projeto de ajuda às crianças de Cabo Verde. A Margarida (que fez estágio connosco) propôs-nos este desafio: angariar material escolar para enviar para as crianças necessitadas de cabo verde. E como reagimos nós? Aderimos, claro!


A nossa ação não ficou por aí pois, para nós, todos os dias são oportunidades de pôr em prática as regras do Dado da Paz.
E não estamos sozinhos. Sabemos que em todo o mundo há crianças e adultos que querem viver esta "arte" da Paz e por isso desenvolvem iniciativas para lembrar cada vez mais ao mundo a necessidade de vivermos a Paz. 

Como, há uns anos, nós promovemos uma Exposição Internacional de Desenhos sobre a Paz (e foi com muita alegria que recebemos desenhos de crianças de quase 100 países de todo o mundo!) achamos que seria muito interessante participarmos numa iniciativa de outro país. Assim, há uns dias, enviamos a nossa mandala da paz para a Exposição Internacional de mandalas da paz, realizada pelas crianças da Argentina!!!

Depois, nem de propósito! Soubemos de uma atividade do Instituto de Educação da Universidade do Minho que está muito relacionada com o nosso projeto Living Pece! Chama-se Atelier da Empatia! Nem pensamos 2 vezes! Quisemos ser os primeiros a participar!😀

Deixamos aqui a transcrição da publicação do Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho a este propósito:
"Inaugurou-se hoje o nosso Ateliê da Empatia. Este Ateliê é um projeto que convida os miúdos e os graúdos a colocarem-se no lugar do outro, calçando os seus sapatos e conhecendo as suas histórias de vida. 
Hoje tivemos uma visita muito especial e diferente. Para nós é muito importante começar a trabalhar a empatia com os mais novos.
E vocês? Atrevem-se a participar?"
Todas estas experiências nos têm ajudado a saber estar de um modo diferente na escola. Uma forma de estar onde todos se respeitam e ajudam a recomeçar quando alguém se esquece das regras do dado da paz. É tão bom viver assim!

Até quando saímos da escola numa visita de estudo tentamos viver assim: Ser felizes se fizermos também felizes os outros 😊

Sem comentários:

Enviar um comentário