terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Matemática musicada ou música matematizada? E... alguém quer saber? Afinal, a aprendizagem é feita de forma globalizante!

Há lá melhor forma de começar o dia do que ouvir e acompanhar os fortes batimentos deste 

TEMA da célebre banda britânica "QUEEN" ?

Foi mesmo em alto e bom som que todos experimentamos bater os 3 tempos (2 nas mesas + 1 palma) ao som dos Queen e, quando demos por isso, estávamos numa animada sintonia que ia e vinha das mãos até ao coração e do coração até à cabeça, às mãos e... a todo o corpo! 

E, da utilização do corpo até à utilização do papel, foi um instante.

Com grossos batons de pastel colorido a professora começou a reproduzir o que se ouvia, sem sair do ritmo, numa longa folha branca. 

Era mesmo isso, pareciam 2 sons iguais e outro diferente.
E todos quisemos reproduzir! 
A experiência foi fantástica e provocou muitas gargalhadas (que depois se faziam baixinho para deixar que o ritmo conduzisse a ponta do lápis sobre o papel). 😉

Mas, isto é matemática! 
- Professora, nós já fizemos estas 'coisas' numa atividade de matemática! 
Pois é, as 'coisas' da matemática são os padrões que as crianças já tinham tido ocasião de experimentar algumas vezes.

Do trabalho coletivo, passou-se então para o individual onde, cada criança criou o seu padrão e percebeu que o código inicial se repetia sempre.

Com a ajuda de alguns materiais criaram um código que depois deveriam repetir continuadamente, criando um padrão.

Também experimentaram criar sem o apoio de objetos...

As ideias abundaram e, andando de ideia em ideia, chegaram às comparações... de tamanhos, neste caso, alturas. É que, com as estagiárias as crianças já tinham verificado que tinham alturas diferentes mas, hoje, a atividade resultou mesmo na medição e representação da figura humana da professora Teresa.

Bom, foi fácil todos perceberem que a professora é mais alta que qualquer das crianças. E a vontade de dar vida a este corpo de professora era tanta que ela sugeriu uma condição: Iria ser a representação de uma 'professorática', que quer dizer, uma representação de uma professora cheia de matemática! 😜
Tudo o servir para preenche-la terá que ter a ver com matemática! 
Reparem! Já começamos a preencher as calças com padrões!
Sabe-se lá que mais irá sair daqui!

Uma ideia, para já, se definiu: vamos criar uma área só para a matemática!

Realmente podemos chamar-lhe PROFESSORÁTICA! Esta professora está mesmo cheia de matemática!!!



1 comentário:

  1. Maravilhoso trabalho querida professorática!!! Agora entendo de onde vem os "padrões" que o meu Leãozinho tanto fala aqui...tinha a certeza que era mais uma grande obra tua😍

    ResponderEliminar