Estes dias recebemos uma caixa surpresa dos nossos amigos da turma do Jardim de Infância da EB1 de Nogueira. Como gostam muito de fazer experiências, imaginaram que nós também gostássemos. E acertaram! 😉
Fazer atividades enquadradas na área do Conhecimento do Mundo (Abordagem às Ciências) sempre nos entusiasmou.
A caixa surpresa trazia material e um papel explicativo de como realizar a experiência - FLUTUA/NÃO FLUTUA - e nós quisemos logo deitar mãos à obra.
A professora tinha-nos contado a história O Lobo e os 7 Cabritinhos que acaba com o malvado do lobo a praticar natação depois de caído ao rio com a barriga cheia de pedras (mas nós preferimos inventar outro final para história - achámos melhor que o lobo fosse ao fundo do rio e morresse afogado para nunca mais voltar a fazer mal aos cabritinhos 😉)
A história lançou-nos algumas questões: será que o lobo conseguiria nadar com a barriga cheia de pedras? As pedras flutuam? E os lobos? Já agora... o que quer dizer flutuar?
Depois de conversarmos um pouco sobre estas coisas, resolvemos fazer uma grelha e começar a registar as nossas hipóteses sobre o que aconteceria a cada um dos materiais contidos na caixa surpresa (mais alguns que nós quisemos acrescentar).
Depois, toca a experimentar!
Observámos o que acontecia e registámos os resultados.
Depois, comparámos os resultados
com as hipóteses levantadas anteriormente
e tirámos as nossas conclusões.
A professora explicou que esta experiência tem uma base científica: Todos os objetos são atraídos para baixo pela força do ar (gravidade). A água exerce nos objetos uma força de baixo para cima fazendo com que flutuem. Quando a força da gravidade é maior do que a força que a água faz de baixo para cima, o objeto afunda-se.
Mas as experiências ainda são mais interessantes e divertidas quando têm um final lúdico!
Vejam só o que fizemos com um dos materiais do grupo dos objetos que flutuam - (rolhas) a cortiça.
Este tipo de atividade potencia nas crianças diversas aprendizagens/competências:
- Aumenta o gosto pelas ciências;
- Incrementa a curiosidade e o desejo de saber;
- Capacidade de descrever acontecimentos;
- Observar causas e efeitos;
- Fazer previsões;
- Fazer escolhas;
- Demonstrar atitude crítica;
- Participar no trabalho colaborativo;
- Usar o método científico.
Sem comentários:
Enviar um comentário