sábado, 29 de abril de 2017

Flutua ou não flutua?

Estes dias recebemos uma caixa surpresa dos nossos amigos da turma do Jardim de Infância da EB1 de Nogueira. Como gostam muito de fazer experiências, imaginaram que nós também gostássemos. E acertaram! 😉

Fazer atividades enquadradas na área do Conhecimento do Mundo (Abordagem às Ciências) sempre nos entusiasmou. 
A caixa surpresa trazia material e um papel explicativo de como realizar a experiência - FLUTUA/NÃO FLUTUA - e nós quisemos logo deitar mãos à obra.
A professora tinha-nos contado a história O Lobo e os 7 Cabritinhos que acaba com o malvado do lobo a praticar natação depois de caído ao rio com a barriga cheia de pedras (mas nós preferimos inventar outro final para história - achámos melhor que o lobo fosse ao fundo do rio e morresse afogado para nunca mais voltar a fazer mal aos cabritinhos 😉) 
A história lançou-nos algumas questões: será que o lobo conseguiria nadar com a barriga cheia de pedras? As pedras flutuam? E os lobos? Já agora... o que quer dizer flutuar?
Depois de conversarmos um pouco sobre estas coisas, resolvemos fazer uma grelha e começar a registar as nossas hipóteses sobre o que aconteceria a cada um dos materiais contidos na caixa surpresa (mais alguns que nós quisemos acrescentar).

Depois, toca a experimentar!


Observámos o que acontecia e registámos os resultados.






Depois, comparámos os resultados
com as hipóteses levantadas anteriormente 
e tirámos as nossas conclusões.








A professora explicou que esta experiência tem uma base científica: Todos os objetos são atraídos para baixo pela força do ar (gravidade). A água exerce nos objetos uma força de baixo para cima fazendo com que flutuem. Quando a força da gravidade é maior do que a força que a água faz de baixo para cima, o objeto afunda-se.

Mas as experiências ainda são mais interessantes e divertidas quando têm um final lúdico!
Vejam só o que fizemos com um dos materiais do grupo dos objetos que flutuam - (rolhas) a cortiça.

Este tipo de atividade potencia nas crianças diversas aprendizagens/competências:
- Aumenta o gosto pelas ciências;
- Incrementa a curiosidade e o desejo de saber;
- Capacidade de descrever acontecimentos;
- Observar causas e efeitos;
- Fazer previsões;
- Fazer escolhas;
- Demonstrar atitude crítica;
- Participar no trabalho colaborativo;
- Usar o método científico.

Sem comentários:

Enviar um comentário