A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. (in OCEPE)
Com vista a potenciar experiências promotoras de aprendizagens a este nível, realizámos com as crianças uma visita de Estudo ao Mosteiro de Tibães para participar no espectáculo: «Alice no Mosteiro das Maravilhas de Tibães!» - orientado pelo Serviço de Educação e Comunicação do Mosteiro de São Martinho de Tibães.
A atividade consistiu na representação de um teatro de marionetas, seguido de uma visita à Cerca do Mosteiro.
Tudo começou quando Alice – depois de espreitar por um monóculo mágico oferecido pela irmã –, recua até 1775. Durante esta aventura, Alice entra no maravilhoso mundo da fantasia e consegue travar diálogo com os animais que encontra: a rã preguiçosa; o pardal brincalhão; a bonita salamandra; o cogumelo dorminhoco; o pica-pau gago; o coelho apressado; o esquilo resmungão e o buxo falador!
Mostrar a riqueza da fauna e flora existentes na cerca conventual do mosteiro, abordando ainda assuntos relacionados com a cultura do linho – planta que outrora foi muito importante na região –foram alguns dos principais objetivos.
As crianças desfrutaram desta atividade riquíssima, descobriram e desenvolveram atitudes promotoras de responsabilidade partilhada, consciência ambiental e de sustentabilidade, envolveram-se na procura dos amiguinhos da Alice e até conseguiram encontrar (o rasto) de alguns.
Sem comentários:
Enviar um comentário