As professoras bibliotecárias do nosso agrupamento vieram ao JI com o prof. Luís para fazer experiências connosco!
De facto, estudos realizados, sobretudo nas últimas décadas, têm permitido sistematizar os processos de aprendizagem de ciências de crianças pequenas e reforçar a sua necessidade desde cedo, de preferência de forma intencional já em idade pré-escolar (Harlen, 2006; deBóo, 2000), assumindo-se a educação em ciências como promotora da literacia científica (in, Despertar para a Ciência, DGIDC).
Estivemos todos muito atentos, colaborantes e responsivos.
É bem verdade que as atividades das crianças estão, desde muito cedo, recheadas de ciência: quando a criança puxa ou empurra um objeto, quando chuta uma bola com mais ou menos força, quando anda de baloiço, quando desce o escorrega, quando brinca na banheira com brinquedos que flutuam na água, quando se observa em espelhos diferentes, quando coloca brinquedos em posição de equilíbrio, quando enche e esvazia recipientes com água, quando faz construções de areia,... [...] sobre estas e muitas outras situações as crianças constroem explicações, que muitas vezes não correspondem ao conhecimento científico atual, mas que têm lógica para si [...] (ME, dgidc, 2009)
Mais tarde, estas explicações hão-de constituir pontos de partida para novas aprendizagens, confrontando-as com outras, num processo conducente à sua (des)construção.
É bem verdade que as atividades das crianças estão, desde muito cedo, recheadas de ciência: quando a criança puxa ou empurra um objeto, quando chuta uma bola com mais ou menos força, quando anda de baloiço, quando desce o escorrega, quando brinca na banheira com brinquedos que flutuam na água, quando se observa em espelhos diferentes, quando coloca brinquedos em posição de equilíbrio, quando enche e esvazia recipientes com água, quando faz construções de areia,... [...] sobre estas e muitas outras situações as crianças constroem explicações, que muitas vezes não correspondem ao conhecimento científico atual, mas que têm lógica para si [...] (ME, dgidc, 2009)
Mais tarde, estas explicações hão-de constituir pontos de partida para novas aprendizagens, confrontando-as com outras, num processo conducente à sua (des)construção.
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