domingo, 31 de janeiro de 2016

Ciências na educação pré-escolar

A atividade de ciências que o prof. Luís veio fazer ao nosso JI (uma sequência de experiências relacionadas com fenómenos de reação de diferentes substâncias e de comportamento de materiais perante um íman) deu o pontapé de saída às experiências que vamos fazendo na sala de atividades, desde aí. 
Desta vez, voltámo-nos para atividades sobre a Água - prever, experimentar e observar o que acontece ao volume e à forma da água contida num recipiente quando esta é transferida para outro.
Depois observamos vários recipientes com formas diferentes, avaliamos se continham mais, menos ou a mesma quantidade de água.
Depois, antes de vertermos a água contida em cada um deles em copos de medida e forma igual, registamos as nossas previsões.
Refletimos sobre a adaptação da água aos diferentes recipientes e a conservação da sua quantidade...

E concluímos que:
  • A água não tem forma própria, adapta-se à forma do recipiente em que está contida
  • A mesma quantidade de água pode atingir alturas diferentes, dependendo do recipiente onde é colocada
  • Quando se muda a água de recipiente para outro, a quantidade (volume) não se altera
Conforme referem Zabala e Arnau (2007) em idade pré-escolar, as crianças estão predispostas para aprendizagens de ciências, cabe aos(às) educadores(as) conceber e dinamizar atividades promotoras de literacia científica, com vista ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas dimensões pessoal, interpessoal, social e profissional (cit. in Despertar para a Ciência, DGIDC, 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário