quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alberto Sampaio

Na semana passada, o nosso agrupamento assinalou a data do patrono - Alberto Sampaio. Este ano comemoram-se os 174 anos do seu nascimento. Para o próximo ano, aquando dos 175 anos, as comemorações terão outra amplitude.

Para conhecermos o patrono do agrupamento, começamos por explorar o livro "História de Alberto", um livro muito giro, cuja história adaptamos à faixa etária dos nossos alunos.

A partir daí, surgiram das crianças - com um bocadinho de ajuda adulta ;-) - várias propostas de exploração da história.

Pintamos a caricatura do Alberto...


A cara do Alberto estava engraçada. Tem um nariz tão comprido! - disse a Leonor. Então aprendemos que as caricaturas são desenhos exagerados de pessoas ou acontecimentos. E, claro, ficámos cheios de vontade de experimentar fazer as nossas próprias caricaturas!
Descobrimos que, como o Alberto Sampaio viveu há muitos anos e, nesse tempo, não havia computadores, nem sequer esferográficas, ele tinha que escrever com uma pena. 
E... adivinhem? Também quisemos experimentar! A Beatriz trouxe penas de galinha que a avó Maria lhe deu. As professoras cortaram a ponta em forma de bico e esta foi mais uma experiência nova que fizemos, com material que nunca pensámos vir a utilizar. Foi divertido! Até os meninos de 3 anos quiseram fazer!
 
Mas estas aventuras não ficaram por aqui. 
Os alunos mais velhos lembraram-se de fazer a dramatização da "História de Alberto"!
E, toca a preparar os adereços, fazer ensaios,...
Depois de tudo pronto, chegou a hora tão esperada!
Todos os personagens lá estavam: o Alberto, o seu irmão José, a mãe, o professor Correia de Abreu, a cozinheira Margarida, o amigo Antero de Quental,... até os cavalos Talvai e Liró!
 Agora o nome do nosso agrupamento já nos diz qualquer coisa!
É muito bom alargarmos o nosso conhecimento! 


Sem comentários:

Enviar um comentário