sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Outono adentro...

Depois de alguns dias de silêncio, cá estamos de volta para mostrar como se tem vivido a chegada da nova estação do outono, aqui por terras de Esporões ;-)


Bom... para mostrar pelo menos algumas das muitas atividades, já que não há tempo, nem lembrança, para estar sempre de câmara em punho, a fotografar :-D


Tudo tem servido para trabalhar as 3 grandes Áreas de Desenvolvimento para a Educação Pré escolar.
Quando modelamos, lixamos e pintamos minuciosamente as uvas (no âmbito da atividade  da vindima), desenvolvemos (fundamentalmente) a expressão motora - motricidade fina.
 
Depois, enquanto brincávamos com as uvas... contávamos, formávamos grupos de uvas segundo um critério previamente estabelecido, íamos trabalhando a matemática.
E continuamos a trabalhar a matemática também quando a mãe da Maria nos ofereceu uma tarte de outono (com maçãs!) e quando exploramos os vários frutos do outono que íamos trazendo para a sala...
O domínio da linguagem, quer na sua expressão escrita, quer na expressão oral, também não ficou esquecido e assim, aos poucos, vamos desenvolvendo a nossa consciência linguística...
E lá podíamos esquecer que as crianças em idade Pré escolar assimilam muito bem o que lhes queremos transmitir, sobretudo, se lhe juntarmos um ingrediente imprescindível e especial: a experiência sensorial! Esta tem como objetivo iniciar os mais pequenos na produção artística, explorando sensações, sentimentos e pensamentos através da experimentação. Na escola, a criança tem a liberdade de criar, brincar, pesquisar e descobrir sem se preocupar com a roupa ou em derramar material no chão. Afinal, isso faz parte e está previsto na exploração dos materiais e no Conhecimento do Mundo!
É o que acontece quando fazem a exploração e degustação de frutos menos conhecidos...
Ou quando decidem dar uma utilidade à abóbora trazida pela Beatriz, para comemorar o Dia da Alimentação...
Ou mesmo quando, a propósito de uma desfolhada, descobrem que o milho tem várias utilidades...
E... por falar em milho... aqui está uma belíssima experiência na Área do Conhecimento do Mundo: a nossa desfolhada no Mosteiro de Tibães e outras descobertas outonais ;-)
Há depois aquela área de desenvolvimento que nem precisa de apresentações, pois está constantemente a ser trabalhada e é transversal a todas as outras: a Área de Formação Pessoal e Social. Esta área está orientada para o desenvolvimento pessoal, relacional e para a ação solidária da criança.

E terminamos esta publicação noticiando mais uma festa de aniversário. Desta vez, foi a Matilde que fez 3 anos! Parabéns! ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário