sábado, 4 de outubro de 2014

Voltemos a falar de... transportes!

Na educação pré-escolar, o conhecimento do mundo pode ir muito mais longe do que muitas vezes se admite. 
A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber impelem-nas na busca da compreensão e atribuição de sentido ao mundo (próximo ou alargado).
Sabe-se que (e nós temos vindo a experimentar) a estimulação familiar, o acesso a uma grande variedade de experiências, ou até, o contributo de programas televisivos de qualidade, vão proporcionando respostas aos porquês das crianças e saciando o seu continuado desejo de saber.
Paralelamente, à educação pré-escolar cabe fomentar e alargar essa curiosidade através de oportunidades de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.
Uma forma de criar essas oportunidades, é a implementação e exploração de projetos, neste caso, Os Transportes, desenvolvidos de forma cooperada e corresponsabilizada com as crianças da sala. 
Esta semana continuaram a chover imagens de meios de transporte, trazidas pelas crianças. De acordo com o registo das intenções do projeto, destinaram-se à construção de um painel intitulado Transportes.
Mas, nestas coisas da educação pré-escolar, é costume trabalhar em simultâneo mais do que uma área de desenvolvimento. Por isso, para além da área do conhecimento do mundo, foi preciso escrever o título do painel,
selecionar critérios para a escolha das imagens, conta-las, recorta-las e cola-las, ou seja, desenvolver competências relacionadas com a linguagem, matemática, expressão motora (coordenação óculo-manual) e expressão plástica. Mas não pensemos que só as crianças mais velhas (5/6 anos) conseguem tais proezas. Há crianças de 3 anos que, desde já, se aventuram a experimentar o recorte...
ou a contribuir para a elaboração do painel (dispensando ajuda adulta para lá chegar).
Para além das crianças mais velhas, claro.
E, lá está, a curiosidade não pára. O André quis trazer um livro intitulado "Os meios de Transporte" para partilhar. E, nesta quarta-feira, a atividade na biblioteca da EB foi...

Sem comentários:

Enviar um comentário