sábado, 27 de setembro de 2014

E esta semana foi assim...

Para delícia das crianças, o sol espreitou e sorriu, permitindo também a utilização do espaço exterior. Cantaram-se canções sobre o Outono que chegava, como quem não quer a coisa, embalado num sol quentinho. Não faltaram frases caraterizadoras desta estação do ano, proferidas pelas crianças, que não evitaram exclamações tipo "Nem parece nada que chegou o Outono!" ou "E agora é que está mais calor?"... ups!
No entanto, não se fizeram de rogadas quando lhes foi dada a oportunidade de fazer recreio lá fora;-)
A propósito da partilha de uma novidade, contada em grande grupo, veio à baila o tema helicópteros. Conversa vai, conversa vem e, começou-se a perceber que as crianças gostam e sabem mesmo destas coisas... às tantas, dizia a Sofia "... é, os helicópteros também podem ter um cesto de resgate!" - como? - "onde é que aprendeste isso, Sofia?"
Resposta: "não sabes que eu vi na televisão?
No dia seguinte, o Mateus trouxe duas imagens de helicópteros para partilhar com o grupo e, no outro a seguir, a educadora Teresa trouxe um helicóptero telecomandado. 
Como é costume no JI de Esporões, não gostamos de guardar nada só para nós, por isso, fomos convidar os amigos da sala 2 para assistirem ao voo do helicóptero.
É claro que, por motivos de segurança, ninguém se pôde aproximar do engenho, não fossem as hélices do aparelho magoar alguém, já para não falar da prática (nenhuma) da educadora-piloto. Mas tudo correu bem. Pelo menos o helicóptero levantou bem alto. :-[
(ainda assim, se houver algum familiar das crianças que saiba pilotar como deve ser um helicóptero, agradece-se...) 


E, o que é um helicóptero? É um TRANSPORTE! Isso mesmo. 

Então, e o que são transportes?
Pois, de repente, surgiram imensas perguntas (e respostas!) que foram sendo registadas . E assim, deu-se início ao projeto "OS TRANSPORTES", que ainda vai dar muito que falar!
Para já, constam registos das frases proferidas pelas crianças acerca do que já sabem; o que querem descobrir; e onde vão pesquisar acerca dos transportes.
Quer dizer, não há só isso, porque, há que convir, que as crianças mais velhas já deitaram mãos à obra e... foram pesquisar na biblioteca da EB. 
"Professora, olha, há tantos transportes!" (papás, preparem-se! Talvez comecem a chover pedidos de fotos de transportes para trazer para o JI!)
Mas, antes disso, tiveram outra atividade de que tanto gostam - ouvir uma história e explora-la (desta vez, em conjunto com os colegas da sala 2, como estava prometido. Para a próxima, já podem ir com a educadora Isabel, que já veio substituir a educadora Carmo!)
Bom, mas esta semana ainda deu para mais coisas:
  • implementação de estratégias de gestão de comportamentos na sala de aula (regras da sala) às quais chamamos "O que nós combinamos..." (porque são feitas por elas, as crianças)
 

  
  • Identificação dos cadernos dos alunos de 5 anos...
  • Identificação dos lugares das crianças na Grande Roda Verde...
  • Atividades de plástica no exterior (digitinta) 
  • E outras ainda que não foram registadas em imagem...
Por tudo isto e por muito mais... convidamos as famílias das nossas crianças a entrarem nesta aventura connosco! É que, o mundo em que vivemos está a mudar rapidamente. Não conhecemos os desafios que as crianças com as quais estamos a trabalhar enfrentarão, quando forem adultas, mas sabemos que, de modo a vencer estes desafios, as crianças têm de ser criativas. 
Ao encorajarmos a criatividade, estamos a promover a capacidade que a criança possui de explorar e compreender o seu mundo e de reagir e representar as suas perceções. [...] e isso ajuda-as a resolver problemas e a assumir o comando e, como tal, promove-lhes a auto-estima. 
Bernadette Duffy

Sem comentários:

Enviar um comentário