quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Adaptação à dinâmica do Jardim de Infância

 As crianças depressa se vão habituando aos tempos que marcam a rotina do Jardim e às possibilidades que o ambiente educativo oferece. Já iniciaram as produções tridimensionais, ...


A partir de materiais reutilizáveis
              

Ou a partir de jogos disponíveis na sala.
O momento da revisão (mostrar e contar ao grupo o que se fez) também já vai acontecendo com a preciosa ajuda dos mais velhos (que trazem os hábitos do ano passado).

  


A chegada do Outono não passou despercebida. Por enquanto fazem-se os registos daquilo que as crianças já sabem a respeito.

      

As frases das crianças são registadas pelo adulto e acompanhadas dos registos gráficos delas.


Mais tarde, registarão as descobertas entretanto efetuadas.

       

Descobrir as potencialidades de exploração dos elementos naturais é muito importante porque as crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais e, desse modo, desenvolvem a imaginação e as possibilidades de criação. Os elementos da natureza podem, por isso, ser integrados e redefinidos a partir de novas funcionalidades e significados, permitindo à criança começar a perceber que a arte e a vida são indissociáveis.


As crianças vão compreendendo o mundo que as rodeia quando brincam, interagem e exploram os espaços, objetos e materiais. Nestas suas explorações, vão percebendo a interdependência entre as pessoas e entre estas e o ambiente. Assim, vão compreendendo a sua posição e papel no mundo e como as suas ações podem provocar mudanças neste. (Orientações Curriculares, 2016, p. 85)











Sem comentários:

Enviar um comentário