O trabalho que desenvolvemos procura ser consonante com o previsto no documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, designadamente, quando refere que o reconhecimento da capacidade da criança para construir o seu desenvolvimento e aprendizagem supõe encará-la como sujeito e agente do processo educativo, o que significa partir das suas experiências e valorizar os seus saberes e competências únicas, de modo a que possa desenvolver todas as suas potencialidades.
É por isso que, por exemplo, a planificação é feita a partir das suas opiniões, registada com a colaboração de todos e afixada num local bem visível.
A partir daí não falta motivação para trabalhar e desejo de aprender!
Neste início de ano temos atendido também ao desenvolvimento de um trabalho que venha de encontro à finalidade essencial da área do Conhecimento do Mundo lançar as bases da estruturação do pensamento científico, que será posteriormente mais aprofundado e alargado, importa que haja sempre uma preocupação de rigor, quer ao nível dos processos desenvolvidos, quer dos conceitos apresentados, quaisquer que sejam os aspetos abordados e o seu nível de aprofundamento. É essencial que se vá construindo uma atitude de pesquisa, centrada na capacidade de observar, no desejo de experimentar, na curiosidade de descobrir numa perspetiva crítica e de partilha do saber.
Experiência "O esqueleto da folha":
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