domingo, 15 de outubro de 2017

De descoberta em descoberta

Reconhecer e aceitar as caraterísticas individuais é um grande passo para as crianças em idade pré-escolar. Perceberem o que sentem, como reagem e porquê ajuda a desenvolver a identidade e a reconhecer a dos outros.
Nestas relações e interações com os outros e com o meio a criança vai construindo referências e desenvolvendo a sua autonomia como pessoa e como aprendente.
Registo das regras da sala
Identificação e registo de sentimentos/emoções
Construção do novo instrumento de autorregulação comportamental da sala

A exploração de elementos da natureza caraterísticos do outono constituíram ótimas oportunidades de fazer descobertas, resolver problemas, persistir nas terefas, etc, de modo a que fossem trabalhadas todas as áreas de desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância
A partir dos interesses das crianças é mais fácil desenvolver a criatividade  e o gosto por aprender.
Deste modo estabelece-se uma dinâmica de interação em que se articulam as iniciativas das crianças e as propostas da educadora, percorrem-se todas as áreas de desenvolvimento e aprendizagem da educação de infância durante a exploração, por ex., de simples folhas de outono.





O uso de materiais reutilizáveis, objetos naturais, elementos da natureza, etc, são integrados e redefinidos a partir de novas funcionalidades e significados permitindo à criança começar a perceber que a arte e a vida são indissociáveis.



A introdução à metodologia científica parte também dos interesses e saberes das crianças...

Sem comentários:

Enviar um comentário