Mas quem será esta pessoa tão importante, que até dá nome ao nosso agrupamento?
- É o Alberto Sampaio!
- Ele gostava de comer marmelada!
- E nós escrevemos com penas, como ele fazia.
- É verdade, naquele tempo não havia esferográficas como agora.
- Foi fixe!
Uma boa maneira de recordar devidamente as descobertas já realizadas, foi recontá-las aos colegas mais novos.
Repescámos registos já feitos, selecionámos algum material e pedimos ainda ajuda à professora Ângela Ramos, para que nos viesse recontar a "História de Alberto".
Nós já tínhamos o livro e o powerpoint da história mas não há nada como ouvi-la pela boca de alguém que tanto carinho e conhecimento tem acerca do nosso patrono.
- No ano passado, fizemos o teatro da História de Alberto, quando eu era da sala 2. - disse a Beatriz.
- E, desta vez, o que fazemos? - seguiram-se outras vozes, em coro.
Depois de levado o tema a debate, ficou decidido que, este ano, faríamos um teatro de marionetas e iríamos também pesquisar imagens de alguns dos locais por onde passou Alberto Sampaio, para responder ao desafio lançado pela professora Ângela.
- Como eram as cozinhas do tempo de Alberto Sampaio, enquanto menino? E a Universidade de Coimbra?
Estas e outras perguntas foram sendo respondidas à medida que prosseguia a pesquisa. Entretanto, também se arregaçavam as mangas para levar a cabo o teatro de marionetas.
- Temos que fazer as marionetas...
- Quantas vão ser precisas?
E, para variar as técnicas de representação gráfica, resolvemos decalcar as imagens que pesquisámos, em contraluz. Mas, para isso, tínhamos que utilizar as janelas da sala e elas são altas... Por isso, resolvemos o problema pondo-nos em cima de cadeiras ou mesas!😉 É mesmo bom poder quebrar as regras da sala nestes momentos especiais! 😉
Depois de tudo pronto, distribuímos os papéis e... era uma vez um menino chamado Alberto...
Refletindo...
O desenvolvimento da criança processa-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Do mesmo modo, a sua aprendizagem realiza-se de forma própria, assumindo uma configuração holística, pelo que, na Educação Pré-Escolar, as diferentes áreas de desenvolvimento e aprendizagem devem ser abordadas de forma integrada e globalizante.
Tomando como exemplo esta atividade realizada no âmbito da Área do Conhecimento do Mundo - a descoberta de Alberto Sampaio - através da qual se procurou promover nas crianças valores, atitudes e comportamentos conducentes ao exercício de uma cidadania consciente face aos efeitos da atividade humana sobre o património cultural e natural, podemos perceber como se entretecem todas as outras áreas do saber.
Sem comentários:
Enviar um comentário