domingo, 20 de novembro de 2016

À descoberta de Alberto Sampaio

Como a maioria das crianças já frequenta o JI há mais de um ano e ainda se lembra de algumas das descobertas feitas no ano passado, prosseguimos com a pesquisa acerca do patrono do nosso agrupamento. 

Mas quem será esta pessoa tão importante, que até dá nome ao nosso agrupamento?
- É o Alberto Sampaio!
- Ele gostava de comer marmelada!
- E nós escrevemos com penas, como ele fazia.
- É verdade, naquele tempo não havia esferográficas como agora.
- Foi fixe!

Uma boa maneira de recordar devidamente as descobertas já realizadas, foi recontá-las aos colegas mais novos. 
Repescámos registos já feitos, selecionámos  algum material e pedimos ainda ajuda à professora Ângela Ramos, para que nos viesse recontar a "História de Alberto". 
Nós já tínhamos o livro e o powerpoint da história mas não há nada como ouvi-la pela boca de alguém que tanto carinho e conhecimento tem acerca do nosso patrono.



- No ano passado, fizemos o teatro da História de Alberto, quando eu era da sala 2. - disse a Beatriz.
- E, desta vez, o que fazemos? - seguiram-se outras vozes, em coro.

Depois de levado o tema a debate, ficou decidido que, este ano, faríamos um teatro de marionetas e iríamos também pesquisar imagens de alguns dos locais por onde passou Alberto Sampaio, para responder ao desafio lançado pela professora Ângela. 
- Como eram as cozinhas do tempo de Alberto Sampaio, enquanto menino? E a Universidade de Coimbra? 
Estas e outras perguntas foram sendo respondidas à medida que prosseguia a pesquisa. Entretanto, também se arregaçavam as mangas para levar a cabo o teatro de marionetas.

- Temos que fazer as marionetas... 
- Quantas vão ser precisas?
E, para variar as técnicas de representação gráfica, resolvemos decalcar as imagens que pesquisámos, em contraluz. Mas, para isso, tínhamos que utilizar as janelas da sala e elas são altas... Por isso, resolvemos o problema pondo-nos em cima de cadeiras ou mesas!😉 É mesmo bom poder quebrar as regras da sala nestes momentos especiais! 😉

Depois de tudo pronto, distribuímos os papéis e... era uma vez um menino chamado Alberto...


Refletindo...
O desenvolvimento da criança processa-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Do mesmo modo, a sua aprendizagem realiza-se de forma própria, assumindo uma configuração holística, pelo que, na Educação Pré-Escolar, as diferentes áreas de desenvolvimento e aprendizagem devem ser abordadas de forma integrada e globalizante. 



Tomando como exemplo esta atividade realizada no âmbito da  Área do Conhecimento do Mundo - a descoberta de Alberto Sampaio - através da qual se procurou promover nas crianças valores, atitudes e comportamentos conducentes ao exercício de uma cidadania consciente face aos efeitos da atividade humana sobre o património cultural e natural, podemos perceber como se entretecem todas as outras áreas do saber. 


De facto, para estruturarem e representarem a sua compreensão do mundo, as crianças recorreram a diferentes meios de expressão e comunicação (linguagem oral e escrita, matemática e linguagens artísticas) e desenvolveram, paralelamente, atitudes positivas na relação com os outros e a criação de hábitos de respeito pelo ambiente e pela cultura, evidenciando-se assim a inter-relação também com a Área da Formação Pessoal e Social.



Sem comentários:

Enviar um comentário