domingo, 1 de fevereiro de 2015

Pequenos cientistas

Segundo as Orientações Curriculares (ME, 1977), as ciências da natureza no jardim de infância são incluídas na área do Conhecimento do Mundo, cujo principal objetivo é despertar nas crianças o interesse pela ciência, referindo que a a sensibilização às ciências parte dos interesses das crianças que o educador alarga e contextualiza, fomentando a curiosidade e o desejo de saber mais. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução constitui a base do método científico. Também a área do Conhecimento do Mundo deverá permitir o contacto com a atitude e metodologia própria das ciências e fomentar nas crianças uma atitude científica e experimental (ME, 1997, p. 82).

Nestes últimos dias temos falado sobre o porquê da chuva e da neve como tentativa de resposta a algumas questões levantadas pelas crianças, durante o diálogo da manhã.
Mas, não há nada como investigar, experimentar, colocar hipóteses e observar, para percebermos realmente o que se passa ao nosso redor...
E, nem de propósito! Na sexta-feira, dia 30, o Prof. Luís, veio fazer connosco uma série de experiências que nos deixaram boquiabertos! Obrigado Prof. Luís!
Agora até estamos com mais vontade de continuar a fazer as experiências com a água (que já iniciamos)  para descobrirmos ainda mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário