sábado, 1 de novembro de 2014

Algumas das últimas atividades...

Depois de um pequeno interregno de publicações ;-)  voltamos com algumas pinceladas do que por cá se vai fazendo.

Desde logo, destacamos a evolução que o projeto "Transportes" vai tendo. 
É que o TRABALHO de PROJETO é muito importante na educação Pré-Escolar. 

Um dos principais objetivos deste tipo de aprendizagem é desenvolver a mente das crianças pequenas. [...] As tarefas realizadas no ensino sistemático têm geralmente pouco interesse pessoal para as crianças. Contrariamente a este tipo de ensino, o trabalho de projeto é realizado num contexto que é útil para as crianças.  O apoio proporcionado pelo contexto do projeto estimula as crianças a aplicarem ativamente as competências que já desenvolveram, tais como observar, explorar, jogar, investigar, ler, registar, debater, e ainda avaliarem o seu próprio progresso e os resultados do seu próprio esforço (Katz, L. G. & Chard, S. C., 2009).

E é neste empenho ativo que as crianças têm assumido o comando do desenrolar do projeto. Nesta fase, já concluíram a identificação (e legendagem) das 3 grandes categorias dos transportes, no grande painel, colocado no hall do JI. 

Analogamente ao trabalho de projeto, a literacia científica deve ter lugar de destaque na educação pré-escolar. As práticas no âmbito das ciências inserem-se no campo de ação da área do Conhecimento do Mundo. Esta área, segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê (p. 79) e é encarada como uma sensibilização às ciências, que pode estar relacionada com a exploração do meio próximo mas que aponta para a introdução de aspetos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano: a história, a sociologia, a geografia, a física, a química e a biologia… (p. 80).

Esta semana, foi assim...
Se quiserem saber qual foi esta experiência, cliquem AQUI

No dia 30, os meninos da sala 2 (nascidos em 2010) participaram no projeto PIMPOLHO (Projeto de Prevenção da Ambliopia no Município de Braga) e portaram-se muito bem. Vejam!

E, para comemorar o tão esperado Dia das Bruxas, partimos de uma história divertida que parecia ter sido inventada especialmente para nós! É que, para além de falar de uma bruxa, também falava de legumes (mesmo a calhar para a motivação das crianças na ingestão destes alimentos), de partilha e amizade (valores pelos quais nos regemos, no nosso JI) e  de uma abóbora gigante que ela transformou num helicóptero (tema dos transportes!)

Depois de explorada a história, as crianças deram sugestões para o que fazer com algumas das abóboras que trouxeram de casa. 
Bom, toca a esculpir carantonhas assustadoras nas abóboras mas, primeiro, fizemos tal e qual a bruxa Mimi fez: rapamos o interior para não desperdiçar comida! E, como em dias de festa se podem comer doces, juntamos-lhe açúcar, canela e casca de laranja para fazer compota.

Sem comentários:

Enviar um comentário