sexta-feira, 18 de maio de 2012

CIDADANIA!

Como todos já sabem, andamos a descobrir o significado de "CIDADANIA".
No início parecia-nos uma palavra esquisita e complicada. Descobrimo-la durante um dos nossos diálogos acerca do tema do projeto "Direitos da Criança".
Então lançamos mãos à obra e começamos a trabalhar na descoberta do seu significado. Resolvemos fazer entrevistas aos nossos pais e familiares.
Levamos para casa um gravador digital que parecia um telemóvel e registávamos as respostas nele.
No JI, a educadora Teresa registava as respostas num grande papel que vinha do tecto até ao chão!
Depois, descobrimos quais eram as palavras mais utilizadas nas respostas dadas. Assinalamos cada uma com cores diferentes e fomos repetindo pela folha abaixo cada vez que elas apareciam.

Depois, contamos quantas vezes aparecia cada palavra e fizemos um gráfico de barras.
As palavras são DIREITO, DEVER, RESPEITAR, CIDADÃO e SOCIEDADE.

A palavra DIREITO era a que aparecia mais vezes (27), seguida de RESPEITAR (25). Logo a seguir vinha CIDADÃO (19), DEVER (16) e SOCIEDADE (12). Mesmo se umas apareciam  mais que outras, eram todas importantes para compreendermos o significado de CIDADANIA.
Nós também quisemos representar este gráfico nos nossos cadernos. Foi um trabalho de matemática muito interessante e ao mesmo tempo divertido.








Agora já podemos dizer o que é CIDADANIA. Realmente tem a ver com Direitos, Deveres, Respeitar, Cidadãos e Sociedade! 
Então CIDADANIA é o conjunto de Direitos e Deveres que os Cidadãos têm que Respeitar para viverem bem em Sociedade! E Cidadãos, somos TODOS NÓS! 

Sem comentários:

Enviar um comentário