sábado, 28 de maio de 2016

Vamos falar de artes visuais... a partir de espuma de barbear!

A arte é uma atividade humana de valor cognoscitivo pleno. O pensamento plástico, por exemplo, é uma das actividades primeiras do homem, tão fundamental como as outras formas de explorar a realidade.
(Castanho, 2005, p. 58) 

Este é um exemplo de como vamos variando os materiais para as produções plásticas (e sensoriais) das crianças. Afinal a espuma de barbear tem múltiplas funções! ;-)


As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação. Assim, é importante que as crianças tenham acesso a uma multiplicidade de materiais e instrumentos (papel de diferentes dimensões e texturas, tintas de várias cores, diferentes tipos de lápis como pastel seco, carvão, etc., barro, plasticina e outros materiais moldáveis, etc.).
(OCEPE) 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

A nossa visita de estudo ao Porto

Na passada segunda-feira fomos ao Porto para passar um dia diferente e experimentar muitas coisas novas, descobrir e aprender.

Os meninos finalistas foram ao Planetário do Porto, logo ao início da manhã.


Enquanto isso, os outros meninos foram para o Parque temático "Mundo em Festa". Depois os finalistas juntaram-se ao grupo e tiveram todos um intenso dia de diversão!







terça-feira, 17 de maio de 2016

A história "A Viagem do Sr. Gato Gatarrão e da Tartaruga Lentidão" ganhou vida!


A história que todos nós já conhecíamos tomou vida e assumiu um novo encanto com a contadora de histórias Inácia Cruz que fez as delícias das crianças e adultos desta instituição.


Este é o registo gráfico das nossas crianças.


Obrigado Inácia, vais ficar por muito tempo na nossa memória!

domingo, 8 de maio de 2016

Prémio “Ciência na Escola” - Fundação Ilídio Pinho.



Porque somos um agrupamento e trabalhamos para objetivos comuns, partilho com a nossa comunidade educativa o pedido do Prof. Lúcio (dinamizador da Oficina de Programação e Robótica da ESAS, que nos visitou há dias, conforme publicação do passado dia 19 de abril, neste blog).


A atividade desenvolvida com as crianças (e que tanto as entusiasmou) está inserida num amplo projeto - Prémio “Ciência na Escola” - Fundação Ilídio Pinho.

Este prémio visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.

Aos projetos selecionados pelo Júri Regional, serão atribuídos prémios mas para isso é necessária a ajuda de todos!

Nesse sentido, apelamos a que visitem Página Facebook do nosso Agrupamento , vejam as fotos de todo o percurso deste projeto e, sobretudo, façam comentários e "gostos"!

Em nome do Prof. Lúcio e dos alunos da Oficina de Programação e Robótica da ESAS, agradecemos a colaboração de todos!






segunda-feira, 2 de maio de 2016

Festa da Mãe no nosso JI


Na passada sexta feira tivemos connosco TODAS as mães das crianças deste JI!

É com  muito agrado que constatamos o reconhecimento da importância da articulação com o Jardim de Infância, por parte das famílias das nossas crianças. Somos mesmo uma equipa que se une por um objetivo comum: o melhor para as nossas crianças!


A articulação entre o JI e a família tem influência no comportamento e desenvolvimento da criança e quanto mais jovem for a criança, mais esta relação é preponderante para o seu futuro. Por isso é importante que haja uma complementaridade entre estes dois agentes socializadores, sendo que nenhum dos dois poderá ser substituível.

Obrigado pela colaboração incondicional de todas as mães!