domingo, 25 de janeiro de 2015

"VIVER A PAZ"

Sim! Viver a Paz, a começar pelos que nos estão mais próximos!

Este ano, a nossa adesão ao Living Peace Project está a tomar um rumo diferente mas, nem por isso, menos empenhativo e entusiasmante.

Todos tentamos levar à prática os desafios que as regras do Dado da Paz - ferramenta preciosa deste projeto - nos propõem.
Mas, não queremos ficar só por aí! 

O nosso desejo é levar a todos esta mensagem preciosa que descobrimos e experimentamos.

E queremos que ela fique gravada nos corações de todas as pessoas! Por isso, vamos realizar,  nos dias 7 e 8  de março, com todos os que a nós se queiram associar, um


FIM DE SEMANA PELA PAZ, EM ESPORÕES!
,
Neste fim de semana, entre outras coisas, será realizado um CONCERTO pela PAZ, ao qual, as crianças do Jardim e da EB, também se associarão participando com uma canção sobre o Dado da Paz, acompanhadas pela banda convidada"Contraste" que, como nós, também quer difundir, entre todos, a Paz.

Participem! Os bilhetes encontram-se à venda no JI e na EB de Esporões! 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Práticas de relação das famílias com o Jardim de Infância

Ontem, dia 19, tivemos uma atividade que fez as delícias das crianças deste jardim de infância. 
No âmbito do projeto "Troca de Saberes" - um pretexto para intensificar as práticas de relação entre as famílias e o JI ;-) - veio a avó do Miguel e da Isabel dramatizar a tradicional história "Os 3 porquinhos e o lobo mau", com a colaboração das crianças, claro! 
É a partir de atividades destas, das quais as crianças se apropriam, que a colaboração se estreitece e se empreende a reflexão entre pais (ou famílias) e educadora [...] A criança desenvolve, assim, um novo processo de colaboração (Sarmento, T. e Marques, J., 2005) no qual ela se torna um mediador ativo entre as primeiras instâncias de socialização da sua vida: a família e o jardim de infância.
Obrigado, avó Teresa!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

É tempo de Reis!

O regresso ao Jardim de Infância, depois de uma interrupção letiva, sabe sempre bem. Revêem-se os amigos, contam-se as novidades do Natal e da passagem de ano e... começa-se a trabalhar em força.
Como estamos na altura dos Reis, ouvimos a sua história.
E houve logo quem dissesse: "Professora, não vamos cantar os Reis?" - "Podemos fazer coroas?"
Claro que sim! Toca a trabalhar. E este ano, fizemos um modelo de coroas bem diferente!  
E até já começamos a cantar as janeiras!

Também exploramos este tema de uma forma mais lúdica, através desta história.

E depois fizemos o registo gráfico desta história divertida.

Ontem, dia 8, estivemos a ver a apresentação de uma abordagem mais cultural/artística sobre "Os 3 Reis Magos na Arte". Podem vê-la Aqui 

E, como nós também queremos ser artistas, deitamos mãos à obra e experimentamos os materiais novos que a educadora Teresa comprou. Foi muito divertido! Pudemos experimentar terracota e massa DAS - para modelar - e aguarelas para pintar quadros importantes, tal e qual como as obras de arte dos artistas que vimos na projeção. Vejam só os nossos reis magos! 
O melhor é montarmos uma galeria de arte no nosso JI! ;-)



De facto, os contactos com a pintura, a escultura, etc, constituem momentos privilegiados de acesso à arte e à cultura que se traduzem por um enriquecimento da criança, ampliando o seu conhecimento do mundo e desenvolvendo o sentido estético (OCEPE, p. 63) 

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015