sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Uauu!!! Uma manhã cheia de exclamações!

Hoje manhã fomos à exposição da LEGO, no Parque de Exposições da Braga.
Vimos construções fantásticas, cheias de imaginação! Umas até tinham movimento! 
Ficamos com as nossas cabeças cheias de ideias para depois, no JI, fazermos as nossas próprias construções!
Foi uma manhã em cheio!
No final, compramos uma grande caixa de legos para a área das construções da cada sala. E, claro, à tarde, fomos experimentar, imaginar e criar!
Mas, afinal a exposição não tinha só construções da LEGO. A escola de equitação também lá estava com dois cavalos muito meigos e comilões!
Mais à frente vimos militares e uma viatura de combate. Ninguém lá podia entrar - era proibido! - diziam os meninos das outras escolas. Mas nós, meninos de Esporões, "metemos" conversa com eles, fizemos perguntas e... eles não resistiram ao nosso encanto. Vejam!
Com que então, era proibido, hã?

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Comemos pizza!... mas com alimentos saudáveis!

Desde há vários dias que temos andado às voltas com o tema Alimentação
A ideia de fazermos uma pizza agradou a toda a gente e serviu de "desculpa" para aprendermos melhor a distinguir entre alimentos saudáveis e outros que prejudicam a nossa saúde.
Numa primeira fase, cada criança idealizou a sua pizza e todas se comprometeram a colaborar, trazendo ingredientes. 
Mas... e que tal se espreitassem e vissem como foi o nosso dia?
À tarde, fomos à EB para assistirmos a uma atividade muito interessante sobre a Roda dos Alimentos. A Drª Ana, que é nutricionista, contou-nos uma história sobre um peixinho muito especial que, ao percorrer a Roda dos Alimentos, descobriu que tinha super poderes... Obrigada Drª Ana!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"Outonando..."

Foi a partir da história "O Senhor Mago e a Folha" que demos mais alguma cor ao Outono agora que, finalmente, ele pareceu chegar.

Exploramos a história, identificamos palavras novas, brincamos com letras e palavras nela contidas e depois fomos pelas ruas fazer como o Mago Antão. Encontramos muitas folhas pelo chão, com formas, cores e tamanhos diferentes. Recolhemos as nossas descobertas numa bacia para depois as trabalharmos na sala.
De regresso à sala, voltamos a fazer tal e qual como o Mago Antão. Transformamos uma folhinha numa menina!
Ficaram mesmo como a Anteia, filha de Antão!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atividades da sala 2

Como já todos sabem, a educadora Mª do Carmo foi temporariamente substituída pela educadora Isabel. Por isso, enquanto aguardamos que fique boa, deixamos alguns exemplos de atividades que vão sendo realizadas na sala 2, na companhia da educadora Isabel, que tem sido uma amiga a valer.
Começaram o lançamento do Dado da Paz...
Continuam a cuidar dos peixinhos do aquário...
Estão em plena exploração das vivências do Outono...
E sempre com grande animação!



sábado, 4 de outubro de 2014

Tivemos uma ilustre visita!

Soubemos na quinta-feira de manhã que o Sr. Presidente da Câmara vinha visitar a EB e o JI de Esporões. Por isso, mãos à obra, toca a planear a receção do Dr. Ricardo Rio. Como só tínhamos um dia para o fazer, não embarcamos em grandes aparatos. :-)
Preparamos uma canção e fizemos um mobile personalizado por cada uma das crianças, no hall do jardim. Ah, e elegemos uma comissão de boas-vindas: A Raquel, a Sofia, O Miguel e o André!
O Dr. Ricardo Rio gostou muito do nosso Jardim de Infância!
Bom, temos ainda dois anos para nos prepararmos para a inauguração da nossa nova casa - a Nova Escola de Esporões! - prevista para o início do ano letivo de 2016/17.

Estamos muito felizes por saber que a nossa saída possibilitará o bem estar de outras pessoas da freguesia!

Voltemos a falar de... transportes!

Na educação pré-escolar, o conhecimento do mundo pode ir muito mais longe do que muitas vezes se admite. 
A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber impelem-nas na busca da compreensão e atribuição de sentido ao mundo (próximo ou alargado).
Sabe-se que (e nós temos vindo a experimentar) a estimulação familiar, o acesso a uma grande variedade de experiências, ou até, o contributo de programas televisivos de qualidade, vão proporcionando respostas aos porquês das crianças e saciando o seu continuado desejo de saber.
Paralelamente, à educação pré-escolar cabe fomentar e alargar essa curiosidade através de oportunidades de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.
Uma forma de criar essas oportunidades, é a implementação e exploração de projetos, neste caso, Os Transportes, desenvolvidos de forma cooperada e corresponsabilizada com as crianças da sala. 
Esta semana continuaram a chover imagens de meios de transporte, trazidas pelas crianças. De acordo com o registo das intenções do projeto, destinaram-se à construção de um painel intitulado Transportes.
Mas, nestas coisas da educação pré-escolar, é costume trabalhar em simultâneo mais do que uma área de desenvolvimento. Por isso, para além da área do conhecimento do mundo, foi preciso escrever o título do painel,
selecionar critérios para a escolha das imagens, conta-las, recorta-las e cola-las, ou seja, desenvolver competências relacionadas com a linguagem, matemática, expressão motora (coordenação óculo-manual) e expressão plástica. Mas não pensemos que só as crianças mais velhas (5/6 anos) conseguem tais proezas. Há crianças de 3 anos que, desde já, se aventuram a experimentar o recorte...
ou a contribuir para a elaboração do painel (dispensando ajuda adulta para lá chegar).
Para além das crianças mais velhas, claro.
E, lá está, a curiosidade não pára. O André quis trazer um livro intitulado "Os meios de Transporte" para partilhar. E, nesta quarta-feira, a atividade na biblioteca da EB foi...