domingo, 23 de fevereiro de 2014

O nosso filme!

Com os prazos a apertar, há que ultimar as coisas para enviar para o International  Peace Festival, dia 3 de abril, no Cairo - Egito.
Agradecemos, desde já, as autorizações de todos os encarregados de educação para a filmagem das crianças! É claro que a escassez de tempo não nos permitiu aguardar pelas crianças que se encontravam doentes mas, em todo o caso, o que importa mesmo é que este pequeno filme espelhe mais o trabalho interior desenvolvido nas nossas crianças e não tanto a imagem exterior dos alunos envolvidos. Ademais, este projeto continuará ao longo do ano, mesmo depois do Festival!
Com os parcos recursos de que dispúnhamos - um telemóvel - recolhemos algumas imagens elucidativas de situações de entreajuda e amizade mas também de alguns testemunhos de crianças acerca de como levaram à prática as regras do Dado da Paz. 
Queremos ainda realçar que no filme só falam as crianças que manifestaram tal desejo, sendo de relevar o caso de não aparecerem em grande plano todos os alunos do JI.

Fiquem então com o resultado do tal "trabalho interior" desenvolvido de forma tão pronta e generosa pelas crianças, o qual, entretanto, já enviamos para o Cairo! E, já agora, estão todos convidados a serem também ativos construtores de Paz!


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Novas fases do projeto!

E não é que o Sr, Manuel, carpinteiro, já nos veio construir a casa de madeira?
Ficou um espetáculo! No final, agradecemos-lhe muito. Ele até é avô do Ricardo da sala 2 e agora já lhe dissemos que também somos uma espécie de netinhos dele.
O nosso projeto já deu algumas cambalhotas como, aliás, é normal nesta coisas dos projetos. As ideias vão surgindo e as perguntas, essas, são mais que muitas. Neste momento, já acrescentamos mais coisas no registo em teia e fizemos outro registo para o teatro. Aqui o que não falta é imaginação. Como somos muitas crianças na sala 1, e todos queremos entrar no teatro, resolvemos mudar um pouco a história e acrescentar personagens... esperem para ver!
 Cá estamos nós, muito orgulhosos do resultado do nosso trabalho! 
 Temos as casinhas feitas e o lobo mau já anda à espreita!
Mas ainda falta tanta coisa! Por exemplo, temos que arranjar os instrumentos musicais dos 3 porquinhos! O piano já fizemos e está dentro da casa de tijolo mas, o violino e a flauta, ainda temos que arranjar. Ontem já estivemos a ouvir músicas com os sons destes 3 instrumentos. Que bonito foi! Até vimos um menino de 3 anos que já sabia tocar violino! E, como neste JI queremos conhecer sempre mais, vamos conhecer bem de perto um sítio onde se respira música por todo o lado. 
Olá CASA DA MÚSICA, dia 27, aí vamos nós!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Projeto "LIVING PEACE!"

Querem saber uma novidade?
Tivemos conhecimento de um projeto internacional de "educação para a Paz" - Living Peace, ao qual aderimos para grande alegria nossa e principalmente das crianças. 
Este projeto, de iniciativa do professor Carlos Palma, nasceu no Cairo, Egipto. Perante uma proposta tão tentadora, que respondia ao que, desde sempre, temos vindo a trabalhar com as nossas crianças (a promoção dos valores), pareceu-nos irresistível.
Mesmo se já tardiamente, metemos mãos à obra e, de facto, as crianças não se deixam vencer em generosidade. Prontamente aderiram à ideia e, neste momento, as duas salas já iniciaram a exploração do Dado da Paz! Para entenderem melhor de que se trata, vejam este pequeno filme dos alunos do Rowad American College.
Agora, nas nossas salas, já existe o dado da Paz. Já o lançamos algumas vezes e os resultados vão acontecendo.
Para já deixamo-vos com uma fotografia tirada com as crianças mais velhas. Depois virão mais notícias com todas as crianças do JI!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Quadro "Os Bons Amigos"

Este quadro resulta de uma sequência de histórias trabalhadas na sala 2 e com as famílias, no projeto "Leitura em Vai e Vem". 
As histórias infantis têm um caráter formativo na educação para os valores. Os valores vão sendo interiorizados à medida que são apontadas as consequências dos atos das crianças. Assim elas desenvolvem um ciclo de interações positivas, têm oportunidades de evoluir nas suas capacidades de competência social, sendo bem aceites pelos pares.
Surge a necessidade de registarmos valores identificados pelas crianças como mais importantes e a criação do Quadro "Os Bons Amigos". 
No final do dia as crianças reúnem-se para refletirem sobre as atitudes adotadas durante o dia e assinalam com um círculo os valores respeitados.




sábado, 8 de fevereiro de 2014

Um projeto que vai de vento em popa!

"Quem tem medo do lobo mau?" Na nossa sala quisemos ser cautelosos e muito trabalhadores tal e qual o porquinho mais velho, que fez a casa de tijolo. E foi mesmo pela terceira casa que começamos o nosso trabalho. Substituídos por pacotes de leite, os tijolos foram chegando às dezenas. Colocados uns em cima dos outros, lá foram dando forma à tão esperada casa. Para substituir o cimento (outra coisa que descobriram) decidimos forrar a casa com papel cenário. Entretanto, uma das crianças comprometeu-se a trazer um tijolo de verdade para todos saberem como é e, desse modo, irem respondendo às interrogações colocadas acerca de "Como se constroem as casas?". O entusiasmo reina entre todos. Não vêem a hora de terminar a construção das 3 casas. Entretanto, a de palha já está começada e na próxima semana, terá seguimento. Em relação à casa de madeira, o Sr. Manuel, carpinteiro, já nos fez uma visita, tirou medidas, viu as ripas de madeira que a D. Conceição trouxe e prometeu voltar cá na próxima semana.
Projeto para cá, projeto para lá... motivação é coisa que não falta por estas bandas! Quando não estão a participar na construção das casas, entregam-se à criação de projetos individuais. De tal forma, que já criamos na sala a área dos projetos