sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Era uma vez, 3 porquinhos e... um projeto!

As histórias e as dramatizações costumam andar de mãos dadas e o que se tem passado na sala 1 assim o comprova.
Tudo começou com a visualização da história "Os Três Porquinhos".
De imediato, surgiu a ideia de fazer um teatro da história. Até aqui, nada de novo. O problema é que as crianças quiseram fazer uns adereços muito especiais: as casas dos três porquinhos, em tamanho real! Iniciou assim o nosso projeto em torno desta história que, numa fase inicial, assumiu este esquema, elaborado em colaboração entre crianças e educadora.
O trabalho de projeto é uma alternativa à educação de infância escolarizante. Ao invés, privilegia uma educação de infância intelectual, com a qual me identifico.
Conforme refere Katz (2004) na brochura "Trabalho por Projectos na Educação de Infância", as experiências de carácter "intelectual" [em que as crianças colocam questões, resolvem problemas e buscam um sentido para o mundo que as rodeia, desenvolvendo a capacidade de continuar a aprender], fortalecem as disposições inatas da criança para:
  • fazer sentido da sua própria experiência;
  • colocar hipóteses, analisar, elaborar conjecturas;
  • ser curiosa;
  • fazer previsões e verificá-las;
  • ser empírica;
  • persistir na resolução de problemas;
  • tomas iniciativas e ser responsável pelo que conseguiu fazer;
  • antecipar os desejos dos outros, as suas reações (usando disposições sociais).
Neste caso, partimos do que as crianças já sabiam acerca do que seria construir casas de palha, madeira e tijolo. Desenharam individualmente o que entendiam ser o projeto de cada uma das casas. Depois, pensaram no que queriam saber para levar a efeito esta grande empreitada.
Para a casa de palha começou a chegar algum material. Duas crianças trouxeram palha e da EB1, chegou mais palha (que estava no Presépio da entrada). E, toca a formar pequenos molhos atados com fita cola.


Para a casa de tijolo chegamos à conclusão que seria melhor substituir os pesados tijolos por pacotes de leite...
As crianças têm-se empenhado de forma espantosa na angariação destes preciosos tijolos. Têm chegado às dezenas todos os dias! E, claro, não se perde a oportunidade para trabalhar a matemática. Comparar as quantidades trazidas pelas diferentes crianças, seriá-las, contar por ordem crescente e decrescente, perceber quantos pacotes trouxe uma crianças a mais, em relação a outra, como proceder para igualar duas torres de pacotes,...
... e até quantos pacotes cabem a cada criança presente na sala.

Vão assim, de descoberta em descoberta, aprendendo, deduzindo, colocando hipóteses, resolvendo problemas, tirando conclusões... Como, por exemplo, descobriram que não podíamos continuar a construir as casas dentro da nossa sala, porque depois não iríamos conseguir passá-las pelas portas, até à sala polivalente, onde será feito o teatro. Ah, e também descobrimos juntos que, para fazer a casa de madeira, o melhor é pedir ajuda ao Sr. Manuel, que é carpinteiro. Não vá cair a casa mesmo sem o lobo mau soprar! :-) Claro que esta parece ser também uma boa oportunidade para falarmos e descobrirmos mais acerca do tema profissões ;-)
A febre dos projetos parece estar a crescer! Agora, no tempo de trabalho, temos sempre candidatos para trabalhar na área dos projetos (individuais). Isto promete!



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Janeiras molhadas, vozes caladas...

Pois é, este ano pouco deu para cantar. A chuva não nos largou e acabamos por não poder ir às casas da grande maioria das crianças.
No entanto, alguma coisa fizemos. Um dos locais visitados foi a empresa J. Gomes que nos recebe sempre com muito carinho. Fica aqui o filme "afinado" da nossa prestação artística.
Queremos também agradecer a todos quantos nos receberam a até aos muitos outros que gostariam de o ter feito! 

Comparar, medir e classificar

Partindo de uma história que nos fala de pares de sapatos, aproveitei o tema para explorar noções matemáticas tais como: comparar, medir e classificar. Recorremos a material da sala com o qual as crianças puderam testar, experimentando.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vamos cantar as janeiras

Depois de termos ouvido e explorado a história dos três Reis Magos, chegou a hora de metermos mãos à obra e fazermos, também nós, as nossas coroas de reis e instrumentos musicais para irmos cantar pela freguesia. 
A letra da canção deste ano é assim:


Cá estamos nós de novo
Para os Reis cantar
Alegrar o vosso dia
Feliz Ano desejar! 

Nós somos crianças
Queremos aqui cantar
E a Jesus Menino
Esta canção dedicar

Cá estamos nós de novo
Para os Reis cantar
Alegrar o vosso dia
Feliz Ano desejar! 

E agora meus senhores
Vamos ter de regressar
Mas antes de ir queremos
Um beijinho aqui deixar

Cá estamos nós de novo
Para os Reis cantar
Alegrar o vosso dia
Feliz Ano desejar! 

Na sala 2 estivemos a fazer um projeto para os Reis. Recordamos que eram necessários instrumentos para acompanhar a canção. Fomos à nossa caixa de materiais reutilizáveis e verificamos que tínhamos copos de plástico, cápsulas de café e tampas.
Por sugestão da Margarida fomos lá fora apanhar pedrinhas de vários tamanhos. Com todos estes ingredientes selecionamos os materiais, dividindo-os por tamanhos, escolhendo, cada criança, os materiais para colocar na sua maraca
 
 
Esta atividade foi mais uma oportunidade de exploração da área da matemática para a qual as crianças estão muito motivadas.

Na sala 1 resolvemos fazer as coroas também com material reutilizável: pacotes de leite, virados do avesso, para aproveitar a parte prateada.
Para decorar as coroas as crianças decidiram desenhar pedras preciosas. E, nada melhor que aproveitar as formas geométricas, para as desenhar. Então decidimos construir em conjunto, desenhando no quadro branco, um padrão com as formas geométricas para depois ser reproduzido por elas (as crianças de 5 anos), em sequência, até ao final da coroa. Que forma divertida de trabalhar a matemática!


Este foi o padrão de formas que escolhemos para reproduzir nas coroas:



Uns fizeram com mais facilidade, outros precisaram de mais tempo, mas o que importa é que  todos conseguiram e as coroas acabaram por ficar prontas. E, claro, tiveram o acabamento final com cápsulas de café espalmadas!
Esta foi uma ótima oportunidade para desenvolver a visualização e interiorizar as figuras geométricas.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Olá 2014!

Cá estamos, de novo, a iniciar um trimestre, um ano novo, cheios de energia!

Será certamente mais um ano de descobertas fantásticas das quais as crianças irão extrair o que de mais belo encontrarem! E, nós, adultos, que bem faríamos se nos dispuséssemos a imitá-las. 

Comecemos juntos, então, ao sabor das palavras de João dos Santos:



Há pessoas que se deixam ir
atrás das coisas tristes da vida
E há outras que se deixam
agarrar pelo que é belo
Umas arriscam-se ao destino
trágico dos que se tornam
definitivamente adultos
Mas nas outras, os sábios,
há sempre uma criança
que dormita.

Em nome das crianças e de toda a equipa educativa do jardim de infância de Esporões desejamos a todos um Ano de 2014 pleno de alegria, paz, solidariedade,... e, já agora,... que nunca deixemos de ter em nós uma criança que dormita. 

sábado, 4 de janeiro de 2014

Manhã de Festa... de Natal!

Se alguém não pôde estar presente na manhã da nossa festa de Natal, pode sempre "espreitar" aqui e ver um pouquinho do que lá se passou. 
Agradecemos, desde já, ao pai da Sofia que nos disponibilizou estes dois pequenos filmes. Obrigada!