sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Explorando o Outono!

Na sala 2, apesar do grupo ter recebido mais de metade dos alunos pela primeira vez, encontra-mo-nos já numa fase de experimentação de materiais.
Algumas crianças já têm trazido materiais de casa para serem explorados por todos.
 Os jogos de movimento têm feito as maravilhas de todos, em especial, os mais novos! 
 E para que servem as mãos? As mãos não são para bater. Com elas podemos fazer coisas muito interessantes!
 As crianças mais velhas, da sala 1, vão andando a outro ritmo. A partilha de elementos naturais característicos do Outono tem sido abundante. Explora-se o sabor, o cheiro, a forma, o tamanho, a textura...
Fazem-se composições criativas conforme as sugestões das crianças... registam-se as frases proferidas, as descobertas...
 E trabalha-se com afinco!


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A PRIMEIRA SEMANA...

Estamos em plena fase de adaptação. A nossa primeira semana decorreu bem. É claro que os momentos de diversão, do prazer do reencontro ou da descoberta, foram intercalados por alguns choros das crianças que frequentam o JI pela primeira vez. 
No entanto, para acalmar a ansiedade de alguns pais, mostramos algumas fotografias de atividades das crianças recém chegadas


E outras fotografias dos nossos "veteranos" ;-)



terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESTAMOS DE VOLTA!

Bem-vindos a mais um ano letivo do JI de Esporões!

Continuem a "espreitar" cá para dentro. Acompanhem algumas das nossas atividades, aventuras e muito mais! 

E, para começar, deixamos este belíssimo poema para saborear e reflectir... 


A Flor

Pede-se a uma criança: Desenha uma flor!
Dá-se papel e lápis.
A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém.
Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direção,
outras noutras; umas mais carregadas, 
outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas.
A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu.
Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais.
Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor!
As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor!
Contudo, a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o
coração e do coração para a cabeça à procura das linhas com que se faz 
uma flor e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. 
Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas são aquelas 
as linhas com que Deus faz uma flor!

Almada Negreiros