sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ai, que rica sopa!

No passado dia 16 comemoramos o dia da alimentação. Combinamos fazer uma sopa para podermos utilizar as couves que tínhamos na horta do nosso jardim. 
Já tínhamos andado a observar a roda dos alimentos e a conversar sobre o que sabíamos acerca do que deve ser uma alimentação saudável. Percebemos entretanto que a sopa, além das couves, teria de levar mais legumes para ficar boa e fazer bem à saúde. 
Resolvemos trazer de casa um legume para juntar à sopa. E, como todos os meninos trouxeram, juntamos uma boa quantidade e variedade de legumes. A sopa ficou muito saborosa. Nesse dia, comemos a sopa mais depressa e rapamos bem o prato! Ai, que rica sopa!

Depois fizemos alguns trabalhos resultantes das descobertas que fomos realizando acerca da higiene alimentar. Já sabemos quais são os alimentos que devemos comer mais e os que devemos evitar.




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um GRANDE OBRIGADO à Associação de Pais!

Logo no início do ano, o micro ondas do nosso JI, avariou. Mandou-se arranjar, mas... avariou outra vez!
Então já não era possível (re)aquecer os alimentos das crianças que demoram mais um pouco a almoçar (ou então, no caso do lanche, amornar o leite de quem dele assim gosta). E ninguém gosta de comida fria, principalmente quando o tempo arrefece. Partilhamos esta situação com os elementos da Associação de Pais que prontamente nos fizeram chegar um novo micro ondas!
Um GRANDE OBRIGADO em nome das crianças deste JI!



Uma história passada no outono

As crianças da sala 2 inventaram uma história com base nos diversos diálogos, observações, recolha de elementos da natureza, entre outras coisas e, quando acharam que já tinham feito muitas descobertas, inventaram uma história intitulada "A dona castanheira" a qual depois dramatizaram. E sabem quem assistiu? Os colegas da sala 1!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

No outono...


O outono é tempo de colheitas, limpar as folhas que se acumulam nos jardins e, claro está, aproveitar para brincar enquanto se fazem estas atividades. 
No nosso jardim de infância também lançamos mãos à obra. Apanhamos as folhas do chão, colhemos tomates da nossa horta (hoje provamos e estavam muito bons!) e aproveitamos para brincar também. É divertido atirar folhas para o ar ou cair em cima delas!


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Experimentação, fruição e criatividade

Desde que ingressam o jardim de infância as crianças, mesmo as que não completaram ainda os 3 anos, têm a possibilidade de experimentar os mais variados materiais, vivências, experiências... e aderem de forma entusiasta aos desafios que vão sendo propostos. Hoje, foi a vez da tinta!

Chegou o outono...

Com o aparecimento da chuva e a descida da temperatura iniciaram os diálogos acerca da alteração climática experimentada nesses dias. A propósito, os trabalhos da expressão plástica passaram a incluir alguns elementos da natureza reveladores da estação anunciada.

As crianças da sala 2 também têm surpreendido e revelado um grande sentido de responsabilidade trazendo folhas e variados elementos do outono com os quais têm criado painéis, uma história e pinturas dando asas à criatividade.