quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um encontro de Finalistas!

Ontem fizemos uma visita à turma do 4º ano da EB1 de Esporões.

Estávamos com muita curiosidade em saber como é andar na escola primária. Queríamos saber o que se faz na sala, se é difícil andar na escola, enfim, muitas coisas. Então preparamos as perguntas, registamos num papel e lá fomos nós.
A sala do 4º ano é bonita, tem muitos trabalhos nas paredes e muitos livros!

A professora Lúcia convidou-nos a entrar e os amigos finalistas do 4º ano estavam a sorrir para nós. Eram muito simpáticos. Quando nós começamos a fazer as perguntas, eles respondiam muito bem dispostos e nós começamos a perceber que deve ser muito bom andar na escola. Bastava olhar para eles e para a professora Lúcia, que também é muito simpática.
Mas também fomos partilhar com eles as nossas descobertas!
Explicamos o tínhamos descoberto acerca da palavra CIDADANIA e até levamos o gráfico que fizemos.
Depois apresentamos o nosso livro "Uma Lição Brilhante". O Diogo leu a história.
No final, todos estávamos muito contentes! Deixamos lá um trabalho nosso para ser afixado e nos receber no próximo ano lectivo.  Antes de virmos embora tiramos uma fotografia de grupo. Olhem só para nós!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CIDADANIA!

Como todos já sabem, andamos a descobrir o significado de "CIDADANIA".
No início parecia-nos uma palavra esquisita e complicada. Descobrimo-la durante um dos nossos diálogos acerca do tema do projeto "Direitos da Criança".
Então lançamos mãos à obra e começamos a trabalhar na descoberta do seu significado. Resolvemos fazer entrevistas aos nossos pais e familiares.
Levamos para casa um gravador digital que parecia um telemóvel e registávamos as respostas nele.
No JI, a educadora Teresa registava as respostas num grande papel que vinha do tecto até ao chão!
Depois, descobrimos quais eram as palavras mais utilizadas nas respostas dadas. Assinalamos cada uma com cores diferentes e fomos repetindo pela folha abaixo cada vez que elas apareciam.

Depois, contamos quantas vezes aparecia cada palavra e fizemos um gráfico de barras.
As palavras são DIREITO, DEVER, RESPEITAR, CIDADÃO e SOCIEDADE.

A palavra DIREITO era a que aparecia mais vezes (27), seguida de RESPEITAR (25). Logo a seguir vinha CIDADÃO (19), DEVER (16) e SOCIEDADE (12). Mesmo se umas apareciam  mais que outras, eram todas importantes para compreendermos o significado de CIDADANIA.
Nós também quisemos representar este gráfico nos nossos cadernos. Foi um trabalho de matemática muito interessante e ao mesmo tempo divertido.








Agora já podemos dizer o que é CIDADANIA. Realmente tem a ver com Direitos, Deveres, Respeitar, Cidadãos e Sociedade! 
Então CIDADANIA é o conjunto de Direitos e Deveres que os Cidadãos têm que Respeitar para viverem bem em Sociedade! E Cidadãos, somos TODOS NÓS! 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fizemos um livro a partir de uma história inventada!


Lembram-se de uma dramatização que fizemos no encerramento da Semana da Leitura?Pois é, essa dramatização resultou de um trabalho prévio. Primeiro inventamos uma história à qual pusemos o título de "Uma Lição Brilhante", depois fizemos alguns fantoches representando os diversos personagens (já tínhamos dois: o rei e a rainha) para podermos dramatiza-la usando os bonecos. Finalmente, fizemos o teatro com fatos a rigor em simultâneo com os fantoches, na EB1 de Esporões, para todos os que quiseram ou puderam assistir. Correu muito bem e nós gostamos tanto desta interessante experiência que decidimos arranjar uma forma de não a deixar esquecida. Por isso, publicamos o livro da história "Uma Lição Brilhante" onde aparecem os 20 meninos e meninas que participaram nesta iniciativa, os fantoches... enfim, é um livro bonito e cheio de surpresas! Se alguém quiser ver melhor, temos muito gosto em poder mostra-lo!

Se quiserem podem também consultá-lo em e-book:











segunda-feira, 7 de maio de 2012

Uma festa para a Mãe

Este ano quisemos preparar uma festa especial para as mães. Fazer um convite bonito, uma prenda bonita, um poema bonito, um cartão bonito, jogos, bolinhos, tudo BONITO!
Pensamos que elas iriam gostar de uns tabuleiros bem pintadinhos e embrulhadinhos.
Pusemos mãos à obra.
Pintamos os tabuleiros...

Fizemos bolinhos...


Também fizemos um poema, um cartão, preparamos jogos de colaboração e atividades na sala para as mães. Elas ficaram contentes. Querem ver como foi a festa?

À descoberta da Biodiversidade!

No dia 24 de Abril fomos ao Mosteiro de Tibães descobrir o que é a biodiversidade.
Observamos seres vivos muito variados, desde os animais às plantas.
Vimos árvores centenárias e plantas com cores, tamanhos e formas muito variadas.
No silêncio da cerca do Mosteiro escutamos o cantar de pássaros que ali habitam.
Sentimos o cheiro de plantas aromáticas e a textura de algumas delas.
  
Vimos uma rã que vivia no lago dos nenúfares.
Também vimos uma pele de cobra. Explicaram-nos que as cobras quando crescem mudam a pele.
Outro momento emocionante foi a visita à mina. Estava escuro e tivemos que habituar os nossos olhos ao escuro. Fizemos um esforço e conseguimos ver um tritão bebé e  alguns seres vivos que gostam de morar lá.
Esta visita ajudou-nos a perceber como é importante preservamos a natureza e respeitar todos os seres vivos para tornarmos o nosso planeta melhor.