domingo, 1 de fevereiro de 2015

A brincar também se aprende a... gostar de fruta!

Para além de iniciarmos o projeto sobre a "Água", nesta semana tivemos ainda a oportunidade de "olhar" para a fruta de uma forma diferente e bem mais divertida. Afinal, tudo isto se relaciona! A fruta e a água estão presentes na Roda dos Alimentos que temos afixada na sala e com a qual podemos trabalhar/manusear, sempre que queremos.

Desta vez, pudemos contar com a colaboração da Dra. Ana, que é nutricionista, e nos veio propor uma atividade diferente e muito divertida. 

Começou por nos contar a história "A menina que não gostava de fruta" sensibilizando-nos para a relevância de uma alimentação saudável e variada (neste caso, rica em fruta variada!) e, em simultâneo, fez-nos conhecer uma história muito apelativa e escrita em verso!
É que, através da área do Conhecimento do Mundo, podemos trabalhar a linguagem escrita ou oral, a matemática, etc, até onde a imaginação nos levar!

Pequenos cientistas

Segundo as Orientações Curriculares (ME, 1977), as ciências da natureza no jardim de infância são incluídas na área do Conhecimento do Mundo, cujo principal objetivo é despertar nas crianças o interesse pela ciência, referindo que a a sensibilização às ciências parte dos interesses das crianças que o educador alarga e contextualiza, fomentando a curiosidade e o desejo de saber mais. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução constitui a base do método científico. Também a área do Conhecimento do Mundo deverá permitir o contacto com a atitude e metodologia própria das ciências e fomentar nas crianças uma atitude científica e experimental (ME, 1997, p. 82).

Nestes últimos dias temos falado sobre o porquê da chuva e da neve como tentativa de resposta a algumas questões levantadas pelas crianças, durante o diálogo da manhã.
Mas, não há nada como investigar, experimentar, colocar hipóteses e observar, para percebermos realmente o que se passa ao nosso redor...
E, nem de propósito! Na sexta-feira, dia 30, o Prof. Luís, veio fazer connosco uma série de experiências que nos deixaram boquiabertos! Obrigado Prof. Luís!
Agora até estamos com mais vontade de continuar a fazer as experiências com a água (que já iniciamos)  para descobrirmos ainda mais!