quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vamos cantar as janeiras

Depois de termos ouvido e explorado a história dos três Reis Magos, chegou a hora de metermos mãos à obra e fazermos, também nós, as nossas coroas de reis e instrumentos musicais para irmos cantar pela freguesia. 
A letra da canção deste ano é assim:


Cá estamos nós de novo
Para os Reis cantar
Alegrar o vosso dia
Feliz Ano desejar! 

Nós somos crianças
Queremos aqui cantar
E a Jesus Menino
Esta canção dedicar

Cá estamos nós de novo
Para os Reis cantar
Alegrar o vosso dia
Feliz Ano desejar! 

E agora meus senhores
Vamos ter de regressar
Mas antes de ir queremos
Um beijinho aqui deixar

Cá estamos nós de novo
Para os Reis cantar
Alegrar o vosso dia
Feliz Ano desejar! 

Na sala 2 estivemos a fazer um projeto para os Reis. Recordamos que eram necessários instrumentos para acompanhar a canção. Fomos à nossa caixa de materiais reutilizáveis e verificamos que tínhamos copos de plástico, cápsulas de café e tampas.
Por sugestão da Margarida fomos lá fora apanhar pedrinhas de vários tamanhos. Com todos estes ingredientes selecionamos os materiais, dividindo-os por tamanhos, escolhendo, cada criança, os materiais para colocar na sua maraca
 
 
Esta atividade foi mais uma oportunidade de exploração da área da matemática para a qual as crianças estão muito motivadas.

Na sala 1 resolvemos fazer as coroas também com material reutilizável: pacotes de leite, virados do avesso, para aproveitar a parte prateada.
Para decorar as coroas as crianças decidiram desenhar pedras preciosas. E, nada melhor que aproveitar as formas geométricas, para as desenhar. Então decidimos construir em conjunto, desenhando no quadro branco, um padrão com as formas geométricas para depois ser reproduzido por elas (as crianças de 5 anos), em sequência, até ao final da coroa. Que forma divertida de trabalhar a matemática!


Este foi o padrão de formas que escolhemos para reproduzir nas coroas:



Uns fizeram com mais facilidade, outros precisaram de mais tempo, mas o que importa é que  todos conseguiram e as coroas acabaram por ficar prontas. E, claro, tiveram o acabamento final com cápsulas de café espalmadas!
Esta foi uma ótima oportunidade para desenvolver a visualização e interiorizar as figuras geométricas.

2 comentários:

  1. Olá a todos!
    Desde muito longe quero agradecer a todo o corpo ducente pelo mágnifico trabalho que têm vindo a realizar com os nossos filhos.
    Muito obrigada por todo o acompanhamento dado em cada caso, em especial o da Anna Manuela.
    Obrigada por tudo!
    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar